logo

quarta-feira, 15 de julho de 2015

[economia] Folha destaca RN na disputa pelo centro de voos da TAM



Para atrair investimentos de até US$ 1,5 bilhão (cerca de R$ 4,8 bilhões) e assegurar a criação de 10 mil empregos, governos de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte intensificaram campanha para sediar o primeiro centro de conexões de voos no Nordeste da Latam (união das aéreas TAM e LAN). Os governadores têm apelado a políticos, empresários e jogadores de futebol.

Em abril, o grupo Latam anunciou que escolherá entre Recife, Fortaleza e Natal para abrigar seu novo “hub” (centro de voos no jargão do mercado), que irá ampliar os números de conexões e destinos, principalmente para a Europa. A decisão será tomada até o fim do ano.

Rio Grande do Norte e Pernambuco produziram vídeos dizendo que têm os melhores e mais modernos aeroportos. “O IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] do RN [0,684] é superior à média do Nordeste. Estamos à frente dos vizinhos Ceará [0,682] e Pernambuco [0,673]”, diz o vídeo, apresentado a gerentes da TAM neste mês.

O aeroporto de São Gonçalo do Amarante, a 40 km de Natal, é apresentado como “o único entre os concorrentes com pista preparada para aeronaves de grande porte, como o [Airbus] A380″. O secretário de Turismo, Ruy Gaspar, diz que não quer desqualificar os vizinhos, mas “enaltecer as vantagens” potiguares. O vídeo destaca que a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante ofereceu incentivo fiscal exclusivo à Latam, com redução da alíquota de ISS de 5% para 2%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário