logo

segunda-feira, 13 de abril de 2015

[política] É preciso começar tudo novamente, afirma deputado Kelps Lima

Foto: Roberto Flavio
Você alguma vez teve a sensação que o caminho que escolheu não foi o melhor, que o caminho está dando tão errado, que é melhor voltar e começar novamente?

Essa é a sensação que tenho na maior parte das áreas da administração pública do Rio Grande do Norte. É preciso repensar tudo, desde a quantidade e finalidade dos órgãos públicos existentes, função e distribuição dos servidores públicos, política tributária, sistema de compras, logística de armazenamento e distribuição dos produtos e serviços fornecidos pelo Estado, relacionamento entre os Poderes, um Plano de Desenvolvimento Econômico, entre muitas outras coisas.

Sei que montar tudo isso dá muito trabalho, mas não existe salvação para o Estado usando os mesmos elementos político-administrativos atuais, formatados há mais de 30 anos e que não mais atendem as demandas do Rio Grande do Norte.

Depois de três meses de mandato, o novo Governo ainda não anunciou um pacote de medidas administrativas que mudem a estrutura do Estado, e isso é muito grave. Faço aqui esse alerta: não vamos curar o câncer administrativo que o Rio Grande do Norte está vivendo, tratando a doença apenas com medidas paliativas. É necessário um tratamento sério, complexo, profundo. É isso que esperamos que o Governo faça.

No artigo anterior sugerimos a criação de um órgão especial para fazer o Planejamento do Estado. Neste artigo de hoje a sugestão é outra: transformar a Escola de Governo em uma Universidade de Formação de Gestores Públicos.

Por essa proposta, os aprovados no vestibular do Curso de Graduação em Gestão Pública da Escola de Governo se tornam automaticamente servidores estaduais. O estágio probatório será durante a realização do curso, com exigência de um desempenho de alto nível até a formatura, onde os alunos serão efetivados como servidores.

O Estado criará a carreira de Gestor Público, que será valorizada, com salários compatíveis com a importância da função, com o devido plano de carreira, metas de desempenho e totalmente proibidos de ficar à disposição outros órgãos. Os Gestores tem uma missão no Poder Executivo e somente nele irão trabalhar.

O quadro de professores do curso de Gestão da Escola de Governo será formado pelos melhores especialistas em Administração Pública do Estado, levando o conhecimento e a experiência para os futuros Gestores do Rio Grande do Norte.

A cada turma formada, gestores públicos com alta qualificação irão ingressar nas Secretarias de Estado e, em contrapartida, cargos comissionados com a mesma função serão extintos. A máquina ficará menos politizada e mais qualificada.

Sei que isso não é o que a maioria da classe política do Rio Grande do Norte deseja, mas, não tenho dúvida, é um bom caminho para nosso Estado e para máquina pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário