logo

segunda-feira, 13 de abril de 2015

[educação] TV universitária da Uern vai mostrar o RN ao Brasil

Foto Uern TV
Transmitida pelo canal 21 (TCM) e também através da internet, no endereço http://uerntv.uern.br/, a Uern TV possibilita a preparação de acadêmicos para o mercado de trabalho e também abre portas para mostrar o Rio Grande do Norte ao restante do país, através do Canal Futura.

A inauguração da Uern TV aconteceu no mês passado e, desde então, a programação é editada e transmitida da sala de audiovisuais do Departamento de Comunicação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A direção da emissora de TV universitária é do professor Fabiano Morais e a transmissão do conteúdo é feita através de fibra ótica para o canal 21 da TV Cabo Mossoró (TCM).

A novidade é que a partir deste mês, a TV universitária estará retransmitindo a programação do Futura (Canal Globosat), pertencente à Fundação Roberto Marinho. Fabiano Morais destaca que o canal é parceiro e será realizada uma troca de conteúdos. Tanto a Uern TV produzirá conteúdo para o Futura, como este cederá produções para a TV universitária. As primeiras reportagens já estão sendo editadas e serão transmitidas no Jornal Futura, que vai ao ar para todo o Brasil de segunda a sexta, às 17h.

A primeira matéria a ser apresentada será sobre as bordadeiras de Timbaúba dos Batistas/RN. Outro tema que já está sendo trabalhado é a sustentabilidade no semiárido, que apresentará trabalho desenvolvido no Jucuri, zona rural de Mossoró.

Ao todo, a TV universitária já possui seis programas semanais em sua grade, que valorizam a cultura e educação, mas a intenção é que esse número aumente para dez. Os programas são produzidos por estudantes, professores e técnicos da universidade. Ao todo são 40 alunos, sete técnicos e quatro professores.

Foto Uern TV
A transmissão foi iniciada em setembro de 2014, mas como uma espécie de teste. Até março a Uern TV era transmitida da sede da TCM. O diretor explica que por ser uma TV universitária, ela é aberta e pública, ou seja, as outras universidades também podem contribuir. “Temos a gestão do canal”, ressalta Fabiano. Caso alguma universidade se interesse, basta procurar o Departamento de Comunicação Social.

A questão financeira foi o maior desafio para que a TV entrasse e esse desafio permanece. O coordenador lembra que a Uern TV começou a operar no final do ano, final de governo, quando não havia mais nem como buscar orçamento para investir em equipamentos. A TCM foi parceira, também por precisar de um canal universitário em sua grade, e cedeu espaço e equipamentos. Fabiano Morais ressalta que o reitor da Universidade, Pedro Fernandes, também queria muito colocar o canal no ar e também lutou por isso. Para o diretor, os problemas que aparecem são superados pela força de vontade da equipe.

Até julho, a Uern TV deve ganhar novos equipamentos e a perspectiva é de no segundo semestre tentar junto ao governo do Estado a realização de um concurso público para adquirir profissionais especialmente para a Uern TV.

Fabiano destaca que a TV Universitária é importante principalmente por dois motivos, “capacitar os alunos para o mercado de trabalho, possibilitando teoria e prática, e a visibilidade institucional da Uern no campo, mostrar as coisas da Uern”, destaca.

A perspectiva da direção é que este ano seja de crescimento para a Uern TV. O curso de Comunicação existe há onze anos. Para Fabiano, a implantação da emissora de TV universitária foi uma das coisas mais importantes para o curso. “É um dos maiores sonhos que foi concretizado”, conclui.
Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário