logo

quarta-feira, 4 de março de 2015

[saúde] Saiba como tratar queimaduras corretamente para evitar complicações mais graves


Acidentes como queimaduras são muito comuns e tratar o ferimento de maneira inadequada pode piorar a situação. Por isso é importante saber o que fazer nesses casos.

A professora, Polyanna Vasconcellos, por exemplo, se queimou gravemente na cozinha de casa quando tinha apenas um ano e três meses de idade. Ela conta que logo depois do acidente, a mãe de Polyanna não fez nenhuma medicação em casa, mas levou a filha direto para o hospital."Minha mãe colocou a água no fogo e estava olhando a gente brincando e aí o telefone tocou. Ela conta que foi uma questão de dois minutos. Eu puxei o forno, sentei no fogão e meu irmão sentou do meu lado e o fogão virou em cima da gente. Aí queimou meu braço, minha perna, meu rosto, minha cabeça e meu irmão queimou só a barriga. Mas não passou nada. Deixou mesmo sem nada. Aí ela foi para o hospital".

O cirurgião plástico do hospital Cristo Redentor do grupo GHC, Antônio Joaquim Cortez, diz que a mãe de Polyanna agiu de maneira correta. Ele explica o que deve ser feito no momento do acidente com queimadura."O que nós recomendamos seria a limpeza com água corrente, lavar bem, isso diminui a dor, já limpa possíveis microorganismos, porque com a queimadura existe uma ruptura. Se possível, usar uma compressa com gelo, também diminui a dor. E recomendamos que se procure um serviço de urgência e emergência. Aí o médico especializado vai avaliar a lesão, a profundidade da queimadura e indicar o tratamento adequado. O cuidado caseiro é esse".

 O cirurgião plástico do hospital Cristo Redentor do grupo GHC, Antônio Joaquim Cortez, explica ainda que remédios caseiros podem piorar a intensidade do ferimento. "Existem mitos, pasta de dente, borra de café, enfim. Não se usa nada, basicamente nada. Por exemplo, a pasta de dente aprofunda a queimadura. Piora muito. Chega no hospital, imagina o trabalho, paciente queimado, com muita dor, aquilo gruda, aquilo enfim, infecta, piora. E existe também medicação que às vezes as pessoas têm na sua farmacinha particular, a sociedade brasileira de queimadura não recomendamos".

Em caso de acidentes com queimaduras, a recomendação do Ministério da Saúde é lavar o local com água corrente e procurar uma unidade básica de saúde mais próxima.
Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário