logo

sábado, 7 de março de 2015

[cotidiano] Em seis meses, Caern detectou 1.156 imóveis com ligações irregulares

Os “gatos” também prejudicam a população. Porque a água que alguém está precisando, pode estar sendo desperdiçada por outra pessoa que está irregular.

Foto Ednilto Neves

Nos últimos seis meses, o Escritório Regional de Mossoró da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) registrou 1.156 imóveis com ligações clandestinas, o que representa um percentual de 66% do total de 1.755 imóveis averiguados. De acordo com o gerente da regional, Nehilton Barreto, os dados foram coletados pelo Núcleo de Cobrança, Fiscalização e Combate a Fraudes.

A quantidade de imóveis fiscalizados engloba tanto casas populares como comércios. Nehilton Barreto informa que a Caern conta com cinco equipes, dez pessoas no total, que fazem esse serviço de verificação de irregularidades. A maior parte das ligações irregulares é conhecida pela companhia através de denúncias da população. Outras vezes são os próprios funcionários que percebem e acionam as equipes. “Mais ainda depende muito de denúncia”, comenta o gerente.

As equipes escaladas para verificar possíveis ligações clandestinas são acionadas e ao chegar ao local verificam a ligação. Caso encontrem irregularidade, o imóvel é multado, podendo inclusive pagar o retroativo. Nehilton Barreto ressalta que a Caern pode fazer isso dentro de quatro anos.

Nehilton Barreto explica que os desvios prejudicam o abastecimento da cidade porque quem faz isso, geralmente são pessoas que utilizam muita água, e cometem o erro com intenção de pagar menos. Porém, além de errado, a prática leva ao desperdício de água, tendo em vista que, como o autor do erro não está pagando, a tendência é que não se preocupe com o gasto. “Não faz o devido uso, de maneira racional. Geralmente são pessoas que tem uma grande demanda”, diz ele.

Os “gatos” também prejudicam a população. Porque a água que alguém está precisando, pode estar sendo desperdiçada por outra pessoa que está irregular. Para denunciar “gatos”, o cidadão deve ligar para o 115 ou comparecer à Ouvidoria da Caern ou ainda ao escritório regional.

E mesmo pagando em dia, estando com ligação correta, o gerente alerta que é crime desperdiçar água. Neste caso, a fiscalização não cabe à Caern. O gerente informa que esses casos devem ser comunicados ao Ministério Público. Já a companhia fica responsável por verificar se há ligação clandestina no local do desperdício.
Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário