logo

quinta-feira, 5 de março de 2015

[cultura] Audiência publica debate políticas públicas voltadas para povos indígenas de Apodi

Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 04 no auditório da Câmara Municipal de Apodi, uma audiência publica, realizada através da parceria entre a CMA e o Centro Histórico Cultural Tapuia Paiacus da Lagoa do Apodi, para debater o tema: “Políticas públicas para povos indígenas do município de Apodi e região”.

Compuseram a mesa, Lúcia Tavares presidente do centro histórico, professora Mônica Freitas vice-presidente da entidade, secretário de turismo Junior Costa representando o executivo, professora Sara do IFRN, e ainda os Vereadores Ângelo de Dagmar, Nilson de João Lucas, Laete Oliveira e Evangelista, presidente da casa que coordenou os trabalhos.

Lucia Tavares, presidente do centro histórico, apresentou um relato da historia de Apodi, afirmando que o Museu é uma questão de honra, por isso a luta continua em prol desse intento, frisando suas raízes, sua historia indígena no inicio de Apodi. “ Quero pedir ajuda dos vereadores, pois somos cadastrados, e estamos abertos a projetos”, ressaltou a líder indígena.

A professora Mônica Freitas, afirmou que sempre se emociona com a história de Lúcia Tavares, afirmando que tem um prazer enorme em ser descendente de índio, frisando que pesquisa muito essa questão, fazendo um relato dessas pesquisas realizadas, apresentando um relato emocionado sobre a questão.

Os descendentes lutam, pela retomada das terras que fica localizada no Bairro Bico Torto em Apodi, que hoje pertencem a um empresário local, ficando acertado na próxima semana, uma reunião entre o citado empresário, Vereadores e executivo.

Graça Lucas e Carla Lemos, representantes do governo estadual presentes a reunião, frisaram que só sairão de Apodi, quando houver uma resolução, os povos estiveram legalmente reconhecidos. “É lamentável que as pessoas fiquem alheias, a seu passado, não conheçam sua historia, pode contar com a coordenadoria de políticas e igualdades sociais”, frisou Carla.

3 comentários:

  1. VEJAM ISSO GENTE!
    SEGUNDO O PORTAL DE TRANSPARENCIA DA PREFEITURA DE APODI
    A SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA NO MÊS DE JANEIRO DE 2015 NÃO TEVE SECRETARIO.

    CARGOS COMISSIONADOS SECRETARIA DE AGRICULTURA

    ANTONIO GENILDO DE SOUSA - CC /1-B - ASSESSOR

    EMANOEL ALVES TARGINO - CC /3 - SUB-COORDENADOR

    FRANCISCO CLEBSON RODRIGUES DE LIMA - CC /1-B - ASSESSOR

    FRANCISCO EDJARLES FERNANDES - CC /2 - COORDENADOR
    {
    FRANCISCO ESIO DE LIMA - CC /3 - SUB-COORDENADOR

    FRANCUELDO LIBERALINO ALVES - CC /2 - COORDENADOR

    GERALDO VICENTE DA COSTA NETO - CC /3 - SUB-COORDENADOR

    MANOEL DA COSTA NETO - CC /2 - COORDENADOR

    RILDO DIOGENES DE MORAIS - CC /3 - SUB-COORDENADOR

    ResponderExcluir
  2. A muito a que se estudar e pesquisar a respeito de existencias de familhas decendentes de indios em nosso município de apodi!
    Oque vejo é muitas pessoas querendo se promover e se auto benefíciar com o governo ate pq sabemos q indios sao aposentados e tem direitos a muitos beneficios, quem rpova fotos rastros dna ou ate pinturas indiginas nas familhas que se auto se intiluao indiginas !!!!!!! E dessas pessoas que estao a frente deste grupo que se dizem descemdentis de indios onde foi para os costumes indiginas passados de pais pra filhos tendo assim permanecido os trassos indiginas mesmo escondidos ?????? Bom pra mim isso nao passa de pessoas oportunistas querendo se sobre sair odiante o sistema!

    ResponderExcluir