logo

sexta-feira, 21 de março de 2014

[economia] Agricultor comemora as primeiras chuvas no solo da chapada apodiense

Com a entrada do Outono, as primeiras chuvas já começam a aparecer no Rio Grande do Norte, com isso alguns agricultores comemoram e visam uma grande colheita para o ano de 2014.

Na fazenda do do senhor Francisco de França, mais conhecido como Chico de Marinete, na região da Chapada do Apodi, Oeste do Estado, a plantação de milho e sorgo começa a ter início. Com cerca de 200 hectares divididos em 3 espaços de terras diferentes Chico já calcula que a produção deste ano seja de mais de uma tonelada, total adquirido no ano de 2013.

Para Chico as chuvas já indicam que o inverno será muito bem produtivo este ano. “Ano passado produzimos cerca de uma tonelada de milho e sorgo, para este ano queremos mais do que isso.” Ainda segundo ele a produção será dividida em 10 hectares de milho e 190 de sorgo, totalizando as 200 hectares.

Na tarde desta quinta-feira, dois agrônomos da Terra Fértil estiveram nas terras de Chico e avaliaram o solo, passando dicas importantes para a produção. Segundo Alisson e Michel as terras irão ser bem aproveitadas neste ano devido, principalmente, as técnicas efetuadas por eles. “Se em uma cova deve nascer 10 novas mudas vamos fazer com que nasçam as 10, isso evitará a improdutividade,” relatou Michel.

Ainda durante a visita as terras de Chico ele também esteve mostrando o novo lago que construiu com cerca de 6 mil metros cúbicos de água, possuindo aproximadamente 3 metros de profundidade e uma extensão de 95 metros de comprimento. O lado servirá para poder saciar a sede dos animais da fazenda.

Por fim o agricultor ainda mostrou a sua nova produção Palmas divididas e 3 espécies: Orelha de Elefante e duas outras de Forrageira. “A minha intenção é plantar pelo menos 1 hectare de palmas para que, futuramente, possamos até exportar este produto,” disse Francisco.

De acordo com estudos técnicos a Palma oferece cerca de 4% das proteínas necessárias aos animais. Segundo o professor mexicano da universidade federal de Alagoas, uma das principais fonte de produção da espécie no país, José Teodorico Araújo, a palma forrageira com que alimentamos nosso rebanho de ruminantes é nativa do México e foi introduzida no Brasil há cem anos.

Segundo Chico a plantação começará 25 e 26 deste mês.

2 comentários: