logo

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

[política] Corrida pela presidência da câmara de Apodi já está sobre os bastidores

A corrida pela presidência da câmara no biênio de 2015\2016 já começou, como aconteceu no final de 2012, só que agora de forma diferente, visto que a oposição tem a maioria na câmara.

No final de 2012 a câmara era formada, em sua maioria, pelo grupo da situação o que agora se inverte com a chegada de Hortência na oposição.

Dois nomes que estão rolando pelos bastidores seriam os de Laete Oliveira (PMN) e Hortência Regalado (PSDB) já que foram destaque no ano de 2013 pelas suas desenvolturas políticas. Contudo, há um impedimento por parte de alguns colegas oposicionistas que pretendem continuar se beneficiando com a melhoria de R$ 20 mil reais que será aumentado no orçamento da câmara.

O atual presidente já mantem-se no poder a 5 anos e tenta, pelos bastidores, se reeleger mais uma vez, o que poderia ser uma dor de cabeça para o atual prefeito, visto não haver confiança entre ambos os poderes.

O fato mais intrigante é que a oposição, até o momento, não conseguiu fechar acordo entre si para que o novo presidente venha deste grupo, uma pura falta de descontrole e prova de interesses particulares.

O que mais se tem "certeza" é que dois vereadores não serão os presidentes, Chico de Marinete e Genivan, ambos do PC do B, base do prefeito Flaviano, uma saída para a situação talvez seria a vereadora Soneth Ferreira (PDT) já que Junior Carlos (PSB) não está muito envolvido.

Além destes tem o vereador Evangelista (PR), que provavelmente poderá ter 4 votos já garantidos, contudo o mesmo não é de confiança do prefeito e seria um ponto negativo articulá-lo por parte da situação, por outro lado, a oposição também se revida a apoiá-lo pelo fato de já ter declarado está com o prefeito. Resumindo, não é de confiança de nenhum dos grupos.

Os dois PMDBistas, Nilson Fernandes e Junior Sousa também poderiam ser cartas fora do baralho visto a suas raízes ligadas ao antigo governo municipal o que as distancia de muitos.

Costinha e Filho Neto do PPS e Bráulio Ribeiro do PROS não é muito relatado entre os membros pelo fato de não serem muito ligados, ou não possuírem a articulação necessária para assumir o cargo.

Com isso, Ângelo Suassuna (PP) pela situação ou oposição, já que não tem muita ligação com o governo, Laete Oliveira por ser o líder da bancada oposicionista e e Hortência Regalado vindo da situação poderiam ser um dos possíveis grandes nomes.

Contudo, como na política nada é incerto e nenhuma cabeça dos que integram o parlamento municipal fica inerte, tudo pode mudar a qualquer momento.

Será que poderá vir uma surpresa?

Um comentário: