logo

sábado, 10 de agosto de 2013

[política] Audiência publica proposta pelo deputado Kelps Lima sobre a UERN é realizada na AL







Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 09 no plenarinho da AL em Natal/RN a audiência pública proposta pelo deputado estadual Kelps Lima, sobre a implantação da UERN na cidade de Apodi, com representantes políticos de Apodi, deputados estaduais e representantes da sociedade civil de Apodi. Estiveram presentes os deputados Kelps Lima propositor da audiência, Marcia Maia, Antonio Jácome, Gilson Moura, Getúlio Rêgo, Leonardo Nogueira, Hermano Morais, Fernando Mineiro e George Soares. O prefeito de Apodi Flaviano Monteiro, os Vereadores Evangelista, Ângelo Suassuna, Laete Oliveira, Soneth Ferreira, Genivan Varela, Costinha, Bráulio Ribeiro e Junior Carlos. Ainda de Apodi os empresários Suelinton Nogueira, Erinaldo Almeida, Berg Morais, o ex-secretário Keiber Roberto, Fábio Alves, Jair Gomes e Josenias Freitas.

O primeiro a usar a palavra foi o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro que em sua fala afirmou que a universidade em Apodi é uma questão de honra, pois essa universidade iria coroar essa cidade que merece, afirmando que os jovens de Apodi não querem nada além do saber, o aprendizado uma ferramenta para o desenvolvimento da cidade, por isso está mais do que na hora de Apodi receber sua universidade.

Jair Gomes representou a classe universitária e explicou às dificuldades que os mais de 600 jovens universitários têm todos os dias, em seu traslado de Apodi a Mossoró e Caraúbas, parabenizando o deputado estadual Kelps Lima pela proposição da audiência, e pedindo aos demais deputados presentes, sensibilidade para instalação do Campus em Apodi.

Getulio Rego, deputado estadual presente a audiência salientou seu engajamento desde o inicio no projeto UERN em Apodi, e como líder do governo, disse que a governadora Rosalba o enviou a renovar seu compromisso junto a sociedade de Apodi, para que a cidade possa ter uma universidade, pois é um compromisso de campanha, e que ela honrará essa palavra, salientando que é necessária a decisão do conselho da UERN que é autônoma.

A deputada Márcia Maia no uso da palavra parabenizou o deputado Kelps Lima, pela iniciativa e afirmou que Apodi terá seu apoio para instalação e manutenção para a UERN em Apodi, pois é necessário cuidado nessa questão, afim de não se ter problemas posteriores. Ela disse que recebeu centenas de e-mails de estudantes de Apodi, parabenizando a sociedade pela mobilização em prol da UERN. “Mesmo não tendo votação expressiva em Apodi, vou apresentar emenda no valor de R$ 200 mil reais para a UERN, por isso me sinto a vontade para fazer essa ação em prol daquela cidade” disse a deputada.

O deputado George Soares iniciou sua participação na audiência parabenizando seu colega Kelps Lima por trazer a casa essa importante discussão, afirmando que se sente na obrigação de fazer parte desta luta, por ter obtido quase 300 votos nas ultimas eleições em Apodi. Ele disse que tem uma identidade muito forte com a cidade de Apodi, e afirmou que Apodi por sua importância merece esse Campus. O parlamentar fez o registro da importância do Reitor Milton Marques a audiência, enaltecendo sua gestão a frente da unidade universitária. “Acho que chegou a hora de discutirmos a UERN como um todo, pois assim alcançaremos resultados ainda mais positivos” disse o parlamentar.

Fernando Mineiro, deputado estadual fazendo uso da palavra parabenizou a luta em prol da implantação da UERN em Apodi, trazendo a tona que acompanha esse debate a um bom tempo, e que entende a situação que a UERN enfrenta nesse momento. Ele afirmou que é muito importante trazer a discussão para a AL, pois assim o debate flui junto ao governo. O parlamentar afirmou que é necessário um planejamento, se discutir a questão da implantação como também da manutenção, entendo que essa questão da manutenção não pode ser impeditiva para a chegada da universidade em Apodi, pois entende que isso seria uma forma de desviar o debate em prol da instalação do Campus da UERN.

O deputado Leonardo Nogueira usando da palavra disse que não pôde participar dos debates anteriores devido a sua agenda, mas afirmou que está nessa luta, reiterando seu compromisso com a questão da implantação da UERN em Apodi. O parlamentar disse que entende que a luta de Apodi vai ser vitoriosa, afirmando que a cidade pode contar com seu apoio irrestrito.

Hermano Morais, deputado estadual presente a audiência disse que é grato a Apodi, pelos seis apodienses que o ajudaram a chegar a casa legislativa, afirmando que sabe das potencialidades da cidade, salientando que irá juntamente com os demais parlamentares remanejar esses valores para construção do Campus da UERN em Apodi, pedindo sensibilidade da governadora para liberar esses recursos. Ele reiterou sua disposição em ajudar essa causa do povo de Apodi.

O deputado Antonio Jácome, fazendo uso da palavra disse na audiência proposta pelo deputado Kelps Lima é mais uma etapa da luta de Apodi, pela implantação da UERN na cidade de Apodi, afirmando que o debate já está muito adiantado e entende que a cidade merece essa universidade. Ele disse que agora é hora de ação, dos atos que possam garantir a implantação do Campus da UERN. Falando sobre as emendas de cada parlamentar ele disse que é necessário que individualmente cada deputado  envie oficio ao secretário de estado para dá adiantamento ao processo, citando nominalmente os 15 deputados que destinarão esses valores para implantação do Campus da UERN, sugerindo que na próxima terça-feira, a câmara de Apodi e a PMA envie representantes a Natal para acelerar esse processo junto a cada deputado, para que assim se possa cobrar de forma urgente da governadora do estado.
 
Gilson Moura, deputado estadual falando na audiência sobre a implantação da UERN em Apodi na AL, afirmando inicialmente que concorda com o deputado Kelps Lima no tocante a importância de audiências e discussões que tratem desse assunto, afinal o estado está nesse momento discutindo outros assuntos também importantes. Ele afirmou que seu mandato está a disposição da UERN, e afirmou ter certeza que o conselho irá aprovar essa expansão do Campus para Apodi. “Nosso mandato também vai fazer ecoar esse desejo do povo de Apodi que é uma universidade” concluiu o parlamentar.
 
O Vereador Ângelo de Dagmar falou representando o poder legislativo apodiense, afirmando que a CMA está empenhada pela implantação do Campus, falando também da insegurança que os universitários vivem em Apodi, salientando que é um sofrimento enorme e diário de cada universitário, agradecendo a cada deputado que se juntou a esta luta. “Apodi almeja demais esse Campus, por isso vamos unir forças em nome dos pais e mais de universitários de Apodi, que todos sejam favoráveis a UERN em Apodi” disse Ângelo de Dagmar.

Roseane de Paula representante da secretaria estadual de educação presente a audiência afirmou que a secretaria concorda com o desejo de Apodi ter a UERN, entendo que a secretaria de forma alguma poderia ter um posicionamento contrário ao anelo de Apodi, afirmando que a secretaria está totalmente a favor desta causa, pelo bem de Apodi e região.

O magnífico reitor da universidade estadual Milton Marques, falou em nome da UERN colocando que a universidade tem uma vocação enorme para servir o interior do estado, afirmando que a UERN é um grande bem que o estado tem, servindo ao próprio estado, levando conhecimento aos cantos do estado. Ele afirmou que Apodi precisa centralizar todas as forças em prol da implantação do Campus, salientando que Apodi é prioritariamente a cidade que nesse momento merece esse Campus, o que impulsionaria as riquezas da cidade. Ele explicou detalhadamente os tramites para criação de um novo Campus, destacando que são 42 conselheiros, frisando que são opiniões contrastantes, por isso é necessária sensibilidade, afirmando que não haverá dificuldades do conselho aprovar, se houver os recursos. O reitor agradeceu ao deputado Kelps Lima pela disposição da audiência, pois entende que isso é uma disposição e empenho pela causa, agradecendo em nome da universidade pelo respeito e empenho do mesmo ao tema.

Laete Oliveira, vereador de Apodi usou da tribuna do plenário da AL, lembrando essa luta que começou a vários anos, inclusive quando ele era presidente da CMA detalhando nomes dos que se empenharam com ele nesse intento, frisando a criação do núcleo em Apodi uma luta sua e de outros políticos, com a perspectiva de criação do Campus. Ele manifestou sua indignação com os governos estaduais, que trabalhou com óticas de investimentos invertidos com relação ao interior. Laete reconheceu ao deputado Kelps por sua vontade de ver realizado esse sonho de Apodi, e enalteceu ainda a presença de Dr. Milton Marques, salientando que entende que mesmo assim não existe garantia que o conselho vai aprovar a expansão do Campus em Apodi. “Eu direi por onde andar que sempre faltou vontade política para realização desse sonho” concluiu Laete.

Fonte: Josenias Freitas

2 comentários:

  1. Meus Caros Web leitores(as):
    -Isto Daí, é só Jogo de "ENCENAÇÕES POLITIQUEIRAS".
    -A começar pelo nosso Prefeitin (FRAQUIN, FRAQUIN, FRAQUIN) do nosso Querido e Amado Município de Apodi /RN -Sr Flaviano Monteiro.
    - É somente "MARKETING POLITIQUEIRO E DEMAGOGIA"
    -O Estado do RN - Estar Sofrido, Combalido e, Literalmente QUEBRADO. Não existe Dinheiro ($$$$$$$$$$$$$$$$$$$$) nos Cofres Públicos do nosso Estado, sequer para Honrar Compromissos sérios assumidos pela DESgovernadora - Dra. Rosalba Ciarlini e; como também, prioritariamente - as Remunerações Mensais dos Funcionários Públicos Estaduais.
    -A Presidente da República - Dilma Rousseff, também,NÃO vai mandar Dinheiro para o nosso Estado do RN, haja vista, os GASTOS excessivos de aproximadamente R$ 30 (TRINTA BILHÕES DE REAIS) que foram alocados para as Construções de Estádios de Futebol com pseudônimos de "ARENAS"para as realizações de Jogos da Fraudulenta Copa do Mundo / 2014. Após a Fraudulenta Copa do Mundo / 2014, esses Estádios serão transformados em Verdadeiros e Autênticos "ELEFANTES BRANCOS".
    -Eles(as) da "NOVA OU VELHA GERAÇÃO" - (ENGANAÇÃO), Inventaram esse Negocinho e todos os Holofotes da Mídia Estadual, Inerentes a uma Eventual Implantação de um CAMPUS DA UERN p/o nosso Apodi/RN, apenas para DISFARÇAR, CAMULFLAR, DESVIRTUAR E DESVIAR todas as Atenções de Nós (Munícipes Apodienses), no que diz Respeito ao Verdadeiro e Autêntico Fiasco, Incompetência e,à Péssima Administração Pública do nosso Prefeitin - (FRAQUIN, FRAQUIN, FRANQUIN) de Apodi / RN. Inclusive a INCOMPETÊNCIA também, de todos(as) os(as) seus(as) Secretários(as) Municipais do nosso Apodi.
    -Nestes 08 (oito) meses da Administração da "NOVA OU VELHA GERAÇÃO" - (ENGANAÇÃO) aqui em Apodi, NÃO foi resolvido - N A D A de NADICA.
    -Eles(as) da "NOVA OU VELHA GERAÇÃO" - (ENGANAÇÃO), Politicamente - Sabem muito bem e, melhor do que todosNós que, a Implantação do CAMPUS DA UERN, NÃO Acontecerá NUNCA aqui no nosso Querido e Amado Apodi.
    -Ainda bem, que SÓ Faltam apenas 03 (três) anos e 04 (quatro) meses, para essa CORJA de INCOMPETENTES da Prefeitura de Apodi, a começar pelo Prefeitin - (FRAQUIN, FRAQUIN, FRAQUIN) - Sr Flaviano Monteiro,LARGAREM essa - "M A M A T A" e Cairem Fora do Poder Executivo deste Município de Apodi/RN.
    Tenho Dito.
    Muito Obrigada / Genial Blogueiro - Jair Gomes.

    ResponderExcluir
  2. Meus Caros Web leitores(as):
    -Isto Daí, é só Jogo de "ENCENAÇÕES POLITIQUEIRAS".
    -A começar pelo nosso Prefeitin (FRAQUIN, FRAQUIN, FRAQUIN) do nosso Querido e Amado Município de Apodi /RN -Sr Flaviano Monteiro.
    - É somente "MARKETING POLITIQUEIRO E DEMAGOGIA"
    -O Estado do RN - Estar Sofrido, Combalido e, Literalmente QUEBRADO. Não existe Dinheiro ($$$$$$$$$$$$$$$$$$$$) nos Cofres Públicos do nosso Estado, sequer para Honrar Compromissos sérios assumidos pela DESgovernadora - Dra. Rosalba Ciarlini e; como também, prioritariamente - as Remunerações Mensais dos Funcionários Públicos Estaduais.
    -A Presidente da República - Dilma Rousseff, também,NÃO vai mandar Dinheiro para o nosso Estado do RN, haja vista, os GASTOS excessivos de aproximadamente R$ 30 (TRINTA BILHÕES DE REAIS) que foram alocados para as Construções de Estádios de Futebol com pseudônimos de "ARENAS"para as realizações de Jogos da Fraudulenta Copa do Mundo / 2014. Após a Fraudulenta Copa do Mundo / 2014, esses Estádios serão transformados em Verdadeiros e Autênticos "ELEFANTES BRANCOS".
    -Eles(as) da "NOVA OU VELHA GERAÇÃO" - (ENGANAÇÃO), Inventaram esse Negocinho e todos os Holofotes da Mídia Estadual, Inerentes a uma Eventual Implantação de um CAMPUS DA UERN p/o nosso Apodi/RN, apenas para DISFARÇAR, CAMULFLAR, DESVIRTUAR E DESVIAR todas as Atenções de Nós (Munícipes Apodienses), no que diz Respeito ao Verdadeiro e Autêntico Fiasco, Incompetência e,à Péssima Administração Pública do nosso Prefeitin - (FRAQUIN, FRAQUIN, FRANQUIN) de Apodi / RN. Inclusive a INCOMPETÊNCIA também, de todos(as) os(as) seus(as) Secretários(as) Municipais do nosso Apodi.
    -Nestes 08 (oito) meses da Administração da "NOVA OU VELHA GERAÇÃO" - (ENGANAÇÃO) aqui em Apodi, NÃO foi resolvido - N A D A de NADICA.
    -Eles(as) da "NOVA OU VELHA GERAÇÃO" - (ENGANAÇÃO), Politicamente - Sabem muito bem e, melhor do que todosNós que, a Implantação do CAMPUS DA UERN, NÃO Acontecerá NUNCA aqui no nosso Querido e Amado Apodi.
    -Ainda bem, que SÓ Faltam apenas 03 (três) anos e 04 (quatro) meses, para essa CORJA de INCOMPETENTES da Prefeitura de Apodi, a começar pelo Prefeitin - (FRAQUIN, FRAQUIN, FRAQUIN) - Sr Flaviano Monteiro,LARGAREM essa - "M A M A T A" e Cairem Fora do Poder Executivo deste Município de Apodi/RN.
    Tenho Dito.
    Muito Obrigada / Genial Blogueiro - Jair Gomes.

    ResponderExcluir