logo

sábado, 10 de agosto de 2013

[cotidiano] GREVES no RN: ITEP se une a Polícia Civil a partir de segunda

Categorias realizarão assembleias conjuntas para definição de mobilizações
A greve dos agentes e escrivães da Polícia Civil do RN (Judiciária) entrará na sua segunda semana com um reforço importante: dos servidores do ITEP (Polícia Técnica), que paralisarão suas atividades também por tempo indeterminado. Desta maneira, o sindicato representante das categorias, o SINPOL/RN, agenda assembléia conjunta às 8h da segunda-feira (12), quando deverão deliberar sobre mobilizações.
MOBILIZAÇÕES
Além de cortejos, passeatas e carreatas pelas ruas de Natal, mobilização na Assembleia Legislativa e expedição pelo interior do estado, os policiais civis também estão promovendo atos públicos de grande apelo popular, como o que foi realizado na manhã desta sexta-feira (09) na Governadoria, com ampla cobertura da imprensa.
Após uma carreata partindo da sede do SINPOL, em Cidade Alta, com grande apoio de pedestres e motoristas (acenos e buzinaço), os agentes e escrivães fizeram um Ato de Repúdio ao descaso do Governo com a Segurança Pública (com direito a caixão simbólico) no Centro Administrativo. Eles afixaram cruzes no gramado, em referência aos quase mil homicídios contabilizados no RN desde o início do ano.
MAIS
Durante o ato foi feito um minuto de silêncio em solidariedade à família do agente penitenciário Maxwell André Marcelino, 44 anos, assasinado ontem em Parnamirim durante resgate de um preso. Os policiais repudiam a falta de estrutura e condições de trabalho que levam vários servidores da Segurança Pública a perderem suas vidas.
Em tempo: a diretoria do SINPOL viajou nos últimos dias para Mossorpo, e de lá seguiram com uma comitiva da região para Pendências, Alto do Rodrigues, Macau, Assu e Areia Branca mobilizando a categoria para a luta, além de fazer esclarecimentos à imprensa e população do interior sobre a pauta dos policiais.
PAUTAS
No caso dos policiais civis, as negociações foram suspensas na última segunda-feira (05), quando o presidente da comissão governamental, o secretário de Administração e Recursos Humanos Alber da Nóbrega disse que não poderia atender os pontos da pauta, por falta de autonomia para transigir com a categoria.
Já com relação aos servidores do ITEP, estes não possuem sinalização de avanço ao anteprojeto que criará a Lei Orgânica e Estatuto do órgão, que lutam desde 2009. Após passar e voltar de diversas instâncias governamentais, a matéria está na Secretaria de Administração, sem previsão de seguir para o Gabinete Civil e finalmente para a Assembleia Legislativa, para votação pelos deputados (o SINPOL tentou dialogar sobre a pauta, sem avanço também com os representantes do Estado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário