logo

domingo, 25 de agosto de 2013

[economia] Técnico Ambiental fala a respeito das obras do DNOCS na chapada de Apodi

Na noite dessa sexta (23) estivemos com o Técnico Ambiental, Cleiton Verde, que relatou sobre a execução das obras do DENOCs na chapada de Apodi durante um jantar.

De acordo com Cleiton o projeto de irrigação da chapada custará 300 milhões e abrangerá uma extensão de 4.800 hectares que beneficiarão milhares de famílias assentadas naquela região.

A finalidade do projeto seria para a produção de frutas tropicais, em grande parte destinadas ao mercado internacional.

Em conversa Cleiton ainda disse que apesar de todo empecilho que o sindicato impõe sobre o projeto os agricultores estão começando, aos poucos, a ceder ao projeto e que, segundo ele, alguns vereadores e o prefeito de Apodi além de outros deputados estaduais também são a favor do projeto. "Com a implantação do projeto de irrigação da chapada os apodienses poderão usufruir de uma renda bem maior rolando na cidade pois todo o recurso sairá aqui na cidade", relatou.

Abaixo um mapa geral da localização do projeto e de sua área de influência.
Abaixo um mapa detalhando a localidade do projeto, mostrando como o mesmo fica encravado no entorno do famoso Lajedo de Soledade e da comunidade.
Os movimentos sociais e os agricultores da região fazem uma série de críticas a esse modelo proposto pelo DNOCS. Dentre essas críticas destacamos: 1) o projeto promove a desapropriação de uma grande área e desaloja inúmeros pequenos agricultores de suas terras; 2) existe na chapada inúmeros projetos de assentamentos de reforma agrária e estes estariam excluídos desse projeto; 3) também estariam excluídos inúmeros produtores locais, que já atuam naquela áreas e que não seriam beneficiados pelo projeto (muitos inclusive podendo ser prejudicados em função das desapropriações); 4) há uma certa descrença nos modelos de perímetros irrigados e os Projetos de irrigação do DONCS.

Cleiton realiza um programa na Rádio Vale do Apodi todos os sábados das 10:00 às 11:00 da manhã relatando a respeito do projeto e está a disposição para quem tiver interesse de conhecer mais sobre a obra conversar.

2 comentários:

  1. Nada justifica expulsar os humildes agricultores da Chapada do Apodi, cujas glebas de terras pertenceram aos avós, bisavós etc. Já lavaram 110 milhões de reais e ainda não são visíveis sinais exteriores quanto à obras e destinação de tão vultosa quantia. O Henrique Alves contribuiu para a derrota da ex-prefeita, quando obrigou-a a exibir em palanque, um documento oficial do DNOCS autorizando expulsar os agricultores da Chapada. NÃO ao PROJETO DA MORTE !.

    ResponderExcluir
  2. Marcos Pinto, o Prefeito Flaviano e todos os vereadores são a favor do Projeto de Irrigação, voce que foi eleitor e é defensor do Prefeito, o que tem a dizer sobre o mesmo ser a favor .

    Luiz Eduardo de Lima

    ResponderExcluir