logo

segunda-feira, 20 de maio de 2013

[religião] Série igrejas de Apodi: Igreja de Cristo da praça da Redenção




Na série igreja de Apodi deste domingo estamos trazendo a oportunidade de conhecimento da Igreja de Cristo da praça da Redenção, como é conhecida. Na ocasião foi registrado no local uma santuário organizado e bem estruturado com ambiente climatizado e amplo espaço para se assentarem.

Pastor David




A Igreja de Cristo apresenta além de um bom lugar para se está, com seu conforto, oferece a oportunidade para os deficientes auditivos visualizarem através da apresentação momentânea da imagem de um projetor.

Banda Peniel
A banda Peniel formada pelos membros Maykel, Lisanios, Gideone, Mateus, Luan, Lincon, Aline, Daniele, Yasmim, Pedro Paulo e Felipe completam durante as noites de cultos o louvor e a adoração dos demais membros.

Igreja de Cristo

Histórico da Igreja de Cristo em Apodi – RN

A Igreja de Cristo em Apodi-RN, foi organizada no dia 17 de janeiro de 1.970, pelo pastor Antonio Olímpio Dantas, que vindo da cidade de Felipe Guerra, onde pastoreava, e aqui com alguns membros da família Costa, começaram a se reunir em um salão alugado na rua Governador Dix-Sept Rosado no centro da cidade. Neste endereço o grupo de irmãos se congregou por pouco tempo. Foi quando o irmão Cândido Barreto Albuquerque, doou um terreno de sua propriedade onde ficava o curral do seu gado. Os irmãos logo se esforçaram e construíram uma pequena Casa de Oração, ainda sob a orientação do pastor Antonio Dantas.

Aproximadamente, ainda pelos anos 70, a Igreja se transferiu para o seu novo endereço e agora de sua propriedade, na Praça da Redenção, nº 100, onde permanece até o dia de hoje. Durante o primeiro pastorado do pastor Antonio Dantas, a Igreja cresceu, se organizou, construiu, avançou, inclusive dando assistência a alguns irmãos que residiam em algumas comunidades na zona rural do município, como Melancias e Campos Velhos no município de Tabuleiro do Norte – Ce.

Tendo permanecido em Apodi e na direção da Igreja por algum tempo, o pastor Antonio Dantas também construiu a casa pastoral, em um espaço do terreno doado pelo irmão Cândido Barreto para a construção da Casa de Oração. O pastor Antonio Dantas demorou no seu primeiro pastorado na Igreja de Cristo em Apodi, aproximadamente quatro anos, quando desejou partir para Teresina capital do Estado do Piauí, a fim de implantar a Igreja de Cristo na capital Piauiense. Para substituir o pastor Antonio Dantas, ficou interinamente na direção da Igreja o presbítero Antonio Valentim, que logo foi substituído pelo Evangelista José Gomes de Lima, vindo da Igreja Batista na comunidade de Lagoa Rasa e tendo se identificado com a doutrina e costumes da Igreja de Cristo, foi convidado a pastorear a Igreja em Apodi.

Durante o pastorado do Evangelista José Gomes, a Igreja pouco avançou, foram conservados os trabalhos que já existiam. O Evangelista foi substituído pelo pastor José Jerônimo, que entrou para pastorear já com alguns problemas no relacionamento entre  obreiros e crentes da Igreja, ficando implantado um clima de muita desconfiança e de muita contenda. Durante o período deste pastorado houve muitas brigas, desentendimentos, e o rebanho foi disperso. Assim, mesmo por iniciativa de alguns irmãos, foi construído a Casa de Oração na comunidade do Rio Novo e comprados novos bancos para a Igreja que até hoje estão servindo. Mas durante a sua existência de 43 anos  foi o pior pastorado que a Igreja viveu até o dia de hoje. Muitos desentendimentos, muitas dissensões, contendas, rixas deixando a Igreja em uma situação muito crítica e difícil. Foi quando no ano de 1985, voltou para Apodi vindo de São Paulo o pastor Antonio Dantas, e voltou a pastorear pela segunda vez a Igreja.

Neste segundo pastorado o pastor Antonio Dantas conseguiu arrebanhar os irmãos que estavam dispersos, demoliu a casa de oração e a casa pastoral e no espaço das duas construiu uma nova Casa de Oração, tendo a Igreja experimentado um grande crescimento, como também confirmou o trabalho nas comunidades rural como Melancias, Campos Velhos, Rio Novo, Santa Cruz e implantado em novas comunidades, como:  Lagoa do Clementino, Sororoca e outras.

O pastor Antonio Dantas ainda organizou a Igreja, a liderança da Igreja, os departamentos de senhoras, de jovens, iniciou o trabalho de retiro durante o período de carnaval, realizou diversos batismos e cooperou com o trabalho de missões em toda Região iniciando um grande movimento de obreiros para o chamado vocacional. Ao terminar o segundo pastorado a Igreja estava, ao mesmo tempo em que avançava, com grandes problemas em seu testemunho. Foi quando na noite do dia 26 de julho de 1991, o pastor Antonio Dantas se despediu e o pastor David Marroque Teixeira, vindo de Pau dos Ferros, tomou posse no pastorado da Igreja de cristo em Apodi.

O pastorado do pastor David começou com muitas dificuldades, problemas financeiro, o testemunho da Igreja deixava muito a desejar especialmente por parte de membros da liderança, os departamentos desarticulados, as congregações e trabalhos nas comunidades sofrendo a ausência da assistência por parte da Igreja, a estrutura física da Casa de Oração na cidade ameaçando  ruir, como de fato findou caindo o teto, a Casa de Oração na comunidade do Rio Novo também precisando ser reformada, os trabalhos de evangelização, discipulado, sociais, todos parados mas foi com muita dificuldade e paciência que o pastor David foi trabalhando e conseguindo realizar um trabalho com muito sucesso e muitos resultados para o Reino de Deus.

Hoje o pastor David conta no pastoreio da Igreja vinte e um anos e entre os muitos resultados notificamos os seguintes:
  1. A questão financeira foi a primeira tarefa a ser vencida. Foram pagas todas as contas em atraso e hoje a Igreja atende através da sua tesouraria e da sua secretaria de missões compromissos com salário de obreiros e alugueis de alguns deles o correspondente a quinze salários. Além do envio de 10% da receita total e uma oferta superior a R$ 200,00 (duzentos reais) mensalmente para a secretaria de missões Regional.
  2. Foram conservados e intensificados os trabalhos nas comunidades sendo organizados outros em diversas comunidades como mostramos a seguir:
  • Em Melancias – Congregação já organizada, onde foi construída a Casa de Oração estando em construção a casa pastoral. Hoje uma das maiores congregações que temos. O dirigente é o Pr. Luiz Carlos.
  • Santa Cruz – Congregação já organizada, onde foi construída a Casa de Oração, havendo hoje cultos sistemáticos na comunidade. O dirigente é o Pr. Manoel Praxedes Neto
  • Rio Novo – Congregação já organizada, onde a Casa de Oração foi reformada ou reconstruída totalmente, havendo cultos regulares e sistemáticos. O dirigente é o Presbítero Girnaldo Andrade.
  • Campos Velhos – Uma das mais antigas congregações da nossa Igreja. O dirigente é o presbítero José Isaias.
  • Em Boa Vista no município de Severiano Melo, congregação que foi organizada pelo pastor David, estando a Casa de Oração em construção. O dirigente é o evangelista João Bosco de Lima.
  • Poço Verde – Organizada no pastorado do pastor David. O dirigente é o irmão Gilson.
  • Sítio Bamburral – Organizada no pastorado do pastor David, temos um pequeno prédio próprio onde acontecem as reuniões. O dirigente é o presbítero Damião Luiz.
  • Sororoca – Congregação já organizada,  e no pastorado do pastor David foram construídas a Casa de Oração e a casa pastoral, é uma das maiores congregações. O dirigente é o evangelista Ivo Martins.
  • Lagoa Rasa – Organizada e construída a Casa de Oração no pastorado do pastor David. Havendo ali trabalhos regulares e sistemáticos. O dirigente é o pasto Maércio Fernandes
  • Santa Rosa II – Organizada no pastorado do pastor David e a casa de oração está em construção. O dirigente é o pastor João Alves.
  • Santa Rosa I – Organizada no pastorado do pastor David e construída a Casa de Oração, a casa pastoral está em construção. O dirigente é o Bispo Antonio Tarcísio Barros.
  • Sítio Carpina – Organizada no pastorado do pastor David e construída a Casa de Oração. O dirigente é o irmão Fransçueldo.
  • Baixa Fechada – Organizada no pastorado do pastor David e a Casa de Oração está em construção. O dirigente é o irmão Reginaldo Menezes.
  • Bairro do Bico Torto – Organizada no pastorado do pastor David e construída a casa de oração. O dirigente é o pastor Ivete Paiva.
  • Bairro do I P E – Organizada no pastorado do pastor David e construída a Casa de Oração. O dirigente é o diácono Luiz Valério
  • Mossoró – Oganizada no pastorado do pastor David, se reúne em salão alugado. O dirigente é o pastor Francisco Higino.
  • Sítio Retiro – Organizada no pastorado do pastor David, a Casa de Oração está sendo construída. O dirigente é o presbítero João Maria
  • Petrolina Pernambuco – Está sendo organizada através do Projeto Aproximação. O dirigente é o evangelista Francisco Daniel.
  • Lagedo de Souza – Organizada no pastorado do pastor David. O dirigente é o diácono Antonio Soares
  • Sítio Queimadas – Organizado o Núcleo Missionário no pastorado do pastor David. O dirigente é o Presbítero Francisco Martins.
  • Sítio Soledade – Organizado o Núcleo Missionário no pastorado do pastor David. Dirigente diácono Antonio Soares.
  • Lagoa do Clementino  - Núcleo Missionário já organizado. Dirigente diácono Antonio Soares
  • Assentamento Milagres – Organizado Núcleo Missionário no pastorado do pastor David. O dirigente é o diácono Antonio Soares.


  1. A Igreja desenvolve o trabalho de evangelização em massa através do rádio, com o programa Voz Evangélica da Igreja de Cristo nas seguintes emissoras: Radio Vale do Apodi, FM luta, Fm Lagoa e Bom Lugar FM na cidade de Severiano Melo.
  2. A Igreja trabalha com os seguintes departamentos: De Jovens, de Senhoras, Adolescentes, Idosos, Crianças, Escola Dominical e Varonis.
  3. Já realizou dezenas de treinamento para obreiros e dirigentes de congregações e de cultos de um modo geral. Já enviou também dezenas de obreiros para o campo de missões e para pastorearem Igrejas.
  4. A nossa liderança é composta de mais de quarenta homens, entre diáconos, presbíteros, evangelistas, pastores e um bispo, ale de dirigentes de congregações e Núcleos missionários.
  5. A Igreja mantém a circulação do Boletim Informativo semanalmente com as notícias do trabalho que  realiza.
  6. Aos domingos o culto é transmitido simultaneamente  pelas emissoras; Rádio Vale, Luta FM e Lagoa FM.
E assim a Igreja de Cristo em Apodi cresce e se fortalece. Divulga também as suas atividades e notícias através da página virtual com o seguinte endereço: Icapodi.zip.net A nossa Casa de Oração fica na Praça da redenção, 100, onde uma benção de Deus aguarda por você. Visite-nos.

Com informações do Pastor David

Nenhum comentário:

Postar um comentário