logo

terça-feira, 19 de julho de 2016

[cotidiano] Estado Islâmico reivindica autoria pelo ataque de trem na Alemanha

ataque-alemanha-ei
A facção terrorista Estado Islâmico (EI) reivindicou autoria pelo ataque a um trem na Alemanha, nesta segunda (18), que feriu pelo menos cinco pessoas.

“O responsável pelo esfaqueamento na Alemanha era um dos combatentes do Estado Islâmico e desencadeou a operação em resposta ao chamamento para atacar países da coalizão que luta contra o Estado Islâmico”, disse um comunicado postado pela Amaq, ligada à facção terrorista, nesta terça (19).

A reivindicação veio horas depois de o adolescente afegão, de 17 anos, que aguardava a concessão de refúgio na Alemanha, ter atacado, com um machado e uma faca, passageiros em um trem na região de Wuerzburg, na noite de segunda.

O agressor foi morto pela polícia.

“Já durante a primeira ligação para o número de emergência, uma testemunha disse que ele gritava ‘Allahu akbar’ [Deus é maior] no trem”, disse à rede ZDF Joachim Herrmann, ministro do Interior da Bavária. “Também, durante uma busca em seu quarto, uma bandeira do EI pintada à mão foi encontrada.”

Herrman afirmou, depois, em entrevista a jornalistas, que um bilhete encontrado no quarto do adolescente indica a possibilidade de auto-radicalização.

O ministro, no entanto, destacou ser cedo para tirar conclusões sobre a motivação para o ataque.

As autoridades europeias ainda tentam entender que tipo de vínculo existiu entre o autor do ataque em Nice, na semana passada, e a facção terrorista, que também reivindicou autoria pelo atentado na França.

Três das vítimas estão em estado grave, sendo que duas são turistas de Hong Kong, segundo o hospital universitário de Wuerzburg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário