logo

quarta-feira, 27 de maio de 2015

[cotidiano] brincadeira demoníaca viraliza na rede

A polêmica do vestido já ficou no passado e, agora, a moda da internet é brincar de “invocar espíritos”. Nos últimos dias, uma brincadeira envolvendo um suposto demônio mexicano chamado Charlie tem viralizado nas redes sociais, sendo mencionada por mais de 2 milhões de usuários no Twitter em apenas 48 horas, por meio da hashtag #CharlieCharlieChallenge.

Chamada de Desafio Charlie Charlie (Charlie Charlie Challenge, no original), a brincadeira consiste em desenhar uma cruz em uma folha de papel, escrevendo quatro possíveis respostas nos espaços — normalmente, "sim" e "não". A pessoa deve então cruzar duas canetas em cima da cruz e dizer "Charlie Charlie, você está aí". Após alguns segundos, de acordo com os relatos, uma das canetas deverá se mover por conta própria, sinalizando a presença do suposto demônio mexicano Charlie — outras perguntas podem então ser feitas a ele.


Vídeos mostrando a brincadeira também têm se multiplicado pelo Facebook e pela plataforma Vine, inclusive com paródias do que já está sendo considerado uma versão moderna da brincadeira do compasso, ou do tabuleiro Ouija.

O site Know your meme atribui a possível origem da brincadeira a um vídeo publicado no YouTube em 6 de junho de 2014, e entitulado "jugando Charly Charlie" (jogando Charly Charlie), que mostra uma brincadeira semelhante àquela que se tornou viral — porém com duas pessoas segurando quatro canetas, e não duas.

A britânica "BBC" investigou o fenômeno viral e conclui que trata-se apenas de uma lenda urbana que nada tem a ver com o folclore mexicano

Um comentário:

  1. Isso é coisa de alguns espertos para ganhar dinheiro em cima dos bestas

    ResponderExcluir