logo

sábado, 17 de maio de 2014

[política] Ministério da Saúde suspende repasse de recursos para Apodi por falta de informação

Apodi entra em mais uma lista de suspensão de recursos do Ministério da Saúde. Após está inclusa entre as cidades que não irão receber os recursos de Vigilância Sanitária, Apodi agora está na lista dos municípios que não passaram os dados sobre Mortalidade Infantil e é colocada em uma lista com 22 municípios do país que não vão receber mais o recurso, por tempo indeterminado.

Ao contrário da Vigilância Sanitária, quando envolveu mais de 1000 cidades sendo 15 do Rio Grande do Norte, a lista divulgada nesta sexta-feira é restrita a poucos municípios e Apodi é o único do Estado.

O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) foi criado pelo DATASUS para a obtenção regular de dados sobre mortalidade no país. A partir da criação do SIM foi possível a captação de dados sobre mortalidade, de forma abrangente, para subsidiar as diversas esferas de gestão na saúde pública. Com base nessas informações é possível realizar análises de situação, planejamento e avaliação das ações e programas na área.

De acordo com o texto, a suspensão vale a partir de maio de 2014 para municípios que constam como irregulares em monitoramento realizado em abril de 2014.

Os demais municípios inclusos são os seguintes: Laranjal do Jari (AP), Pilar (AL), Careiro (AM), Maués (AM), Camacan (BA), Ipirá (BA), Maragogipe (BA), Planaltina (GO), Almenara (MG), Brasília de Minas (MG), Caeté (MG), Igarapé (MG), Machado (MG), Pontes e Lacerda (MT), Augusto Corrêa (PA), Rurópolis (PA), São Fidélis (RJ), Eldorado do Sul (RS), Porto União (SC), Guariba (SP) e Socorro (SP).

Fonte: DF

Note: A matéria já havia sido publicada no blog do jairgomes.com por duas vezes como alerta. Uma em novembro de 2013 e outra em fevereiro de 2014, mas a secretaria responsável tinha informado que estava tudo bem e que estava dentro dos prazos.

6 comentários:

  1. O MENINO NUM SAIU O QUE ERA RESPONSAVEL PARA ALIMENTAR ESSE SISTEMA. O RIVANIO?

    ResponderExcluir
  2. RIVANIO FOI AFASTADO AI ACONTECEU ISSO

    ResponderExcluir
  3. Colocaram uma Nota e disseram que a culta foi de uma funcionário e se isso realmente ocorreu, foi falta de comando do Secretário de Saúde anterior e da Secretária atual, pois cada funcionário tem que prestar contas de suas atividades.
    Será que outros funcionários estão fazendo o quem bem entendem?
    Será que estão trabalhando ou só vão ao trabalho quando querem ir?
    Esse funcionário tem que responder a um processo administrativo, mas será que vão ter coragem de fazer isso? ou vão passar a mão na cabeça dele novamente.
    Esse funcionário é um funcionário do povo, não é de Flaviano, não foi de Gorete, nem de Pinheiro etc.
    Precisamos tratar a coisa pública com seriedade e zelo, por isso esperamos as devidas punições a quem cometeu esse ato criminoso.
    Estamos aguardando!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu conheço esse rapaz ele é muito radical, e ficava fazendo pouco da administração atual, vai sair uma investigação policial ai sabemos a verdade

    ResponderExcluir
  5. Vão dizer q foi gorete q nao aasino? Kkkk como sempre o prefeito faz suas merdas e diz q foi os outros, fica jogando pra cima de um e de outro, acorda prefeito, deixe de ser incopetente, eu q tanto acreditava em vc agota to decpsionado, mas oque vc esta fazendo com q população de apodi DEus ta vendo.

    ResponderExcluir