logo

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

[política] Vereadores de Apodi adiam votação de vetos do prefeito mais uma vez

Ontem (30) foi um dia muito corrido para a classe política de Apodi, para os vereadores não foi diferente. A sessão que estava marcada para tratar especificamente dos vetos do prefeito sobre as emendas que a Câmara enviou para o orçamento de 2014 a 2017, mais uma vez, foi adiada.

Com a visita do Presidente da Câmara dos Deputados Federais, Henrique Eduardo Alves (PMDB) os vereadores adiaram a votação dos vetos colocando apenas um projeto para ser votado. O projeto era de autoria do Poder Executivo e que diz respeito a suplementação de crédito adicional para compra de carteiras escolares.

Quando o projeto foi posto em votação começou uma discussão entre os vereadores da situação e oposição. O fato é que o projeto tinha chegado, mais uma vez, de última hora e os vereadores só ficaram sabendo do projeto quando foi pra ser votado.

O vereador Laete Oliveira (PMN) disse que, mais uma vez, o presidente João Evangelista (PR) estava ferindo o regimento da casa colocando um projeto de última hora em votação. "Eu, de forma alguma, sou contra o projeto, eu sou contra a falta de respeito que o poder executivo tem com o legislativo sendo que o nosso presidente ainda continua a acatar este ato," disse Laete se referindo ao artigo que diz que nenhuma proposição poderá ser colocada em votação sem que seja colocado em pauta com 24 horas de antecedência, mesmo artigo usado na sessão do dia 15 de janeiro contra a releição do presidente.

Nilson Fernandes (PMDB) também relatou a importância do prefeito respeitar o legislativo dizendo: "Não podemos votar em projetos que cheguem de última hora, atropelando o regime interno," e foi contestado pelo vereador Ângelo Suassuna (PP). "Eu não entendo você Nilson, pois no dia 15 de janeiro você votou em um projeto que dizia respeito a eleição para a presidência da câmara sem ter sido colocado com 24 horas de antecedência e agora você contesta este artigo que foi relatado por nós vereadores,."

Após as palavras de Ângelo, Evangelista interrompeu a discussão dizendo que iria colocar o projeto em pauta. Nilson se calou.

A votação saiu de 6 X 6 sendo que a favor do projeto votaram, Junior Carlos (PSB), Chico de Marinete (PC do B), Genivan Varela (PC do B), Ângelo Suassuna (PP), Soneth Ferreira (PDT) e Hortência Regalado (PSDB). Com o empate o presidente decidiu pela aprovação do projeto, divergente da oposição.

Resumindo:
* Nilson se contradiz colocando o mesmo artigo que ignorou em sessão passada para defender-se;
* Laete continuo certo em seu propósito de defender a casa, utilizando inclusive das mesmas palavras da sessão do dia 15;
* Ângelo rebateu Nilson e com razão;
* Vereadores da oposição perdem mais uma, presidente votou pela situação; e
* Vereadora Hortência votou pela situação.

A sessão encerrou por volta das 10:25 com a presença de apenas 5 vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário