logo

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

[economia] Obras do Governo Dilma na Chapada do Apodi segundo Josivan Barboza


Duas grandes obras do Governo Federal estão em pleno andamento na Chapada do Apodi. Trata-se do projeto de irrigação Santa Cruz do Apodi e da adutora Santa Cruz do Apodi – Mossoró.

O projeto de irrigação, cuja principal obra é a construção de um canal de irrigação iniciando no Rio Apodi – Mossoró e indo até a divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte, nas proximidades das comunidades de Laje do Meio e Laje Feia, foi iniciado no mês passado e, até o momento, já passa alguns quilômetros da BR 405 no sentido da divisa com o Ceará. O Canal corta a BR 405 entre os municípios de Apodi e Felipe Guerra.

A construção do canal está sendo executada pela empresa EIT e, atualmente, conta com mais de 30 máquinas e veículos de trabalho ao longo da obra. Enquanto o canal está sendo construído, o DNOCS trabalha no processo de indenização dos proprietários de terras atingidas pelo projeto.

O projeto de extensão do CTARN – UFERSA Imagens do Semi-árido iniciou nesta semana a documentação fotográfica da construção do canal do projeto. As instituições, pesquisadores ou outras pessoas interessadas nas imagens, podem contatar o CTARN – UFERSA através do Email: josivan@ufersa.edu.br.

A adutora Santa Cruz do Apodi – Mossoró está, nesta semana, a altura do Km 58 da BR 405, ou seja, faltando 58 Km para chegar ao município de Mossoró. O andamento desta obra sofreu sérios prejuízos após a troca do último governante estadual, o que tem prejudicado grande parte da população de Mossoró pelas recorrentes faltas de água na cidade.

Além da construção do canal de irrigação do projeto Santa Cruz do Apodi e da adutora Santa Cruz do Apodi – Mossoró, o Governo Federal acaba de perfurar quatro poços profundos (água de ótima qualidade com baixo teor de sais do lençol freático Arenito – Assu) na Chapada do Apodi, nas localidades de Bom Sucesso (Quixeré), Juremal (Baraúna), Jucuri (Mossoró) e Sítio do Góis (Felipe Guerra – Apodi). Esses poços foram construídos com recursos do Ministério da Integração através do programa Rede de Poços do Semi-árido.

Além dessas obras estruturantes, o Governo Federal através do DNIT está recuperando toda a BR 405 desde Mossoró até o Alto Oeste do RN.

Um comentário:

  1. Ação de destruição do meio ambiente e entrega dos assentamentos rurais as multinacionais do agronegócio, a pergunta que não quer calar, desenvolvimento para quem? E mais a barragem de Santa Cruz terá suporte para a demanda de três projetos de grande magnitude? A situação do município de Apodi é preocupante, mais enquanto meia dúzias de corruptos estiverem lucrando com a lavagem de dinheiro dessas obras, tudo prosseguira rumo a um futuro incerto e nebuloso!

    ResponderExcluir