Ontem a noite foi a vez da comunidade de Santa Rosa I receber a equipe do Centro Terra Viva para apresentação do Programa uma terra e duas águas. A reunião aconteceu na quadra de Dede varela, e reuniram em média 30 agricultores e agricultoras, que atentos buscavam entender as diretrizes do programa.
Após uma breve explanação, muitas visitas de alocação e cadastramento de famílias já ficaram agendadas. Segundo dados da equipe, 5 barraginhas e 2 barragens subterrâneas já foram alocadas na comunidade do Sítio Ação, uma região que tem muitas dificuldades com água no período sem chuvas, a previsão é de que os cursos de capacitação para as famílias que serão beneficiarias do programa, sejam iniciados ainda na primeira quinzena de junho.
Outras tecnologias sociais de convivência com o semiárido também já foram alocadas, mais de 10 cisternas calçadão, em média 4 cisternas enxurradas, e 5 barreiros trincheira.
A meta da ASA Potiguar através do MDS para os municípios de Apodi, Pau dos Ferros, Rodolfo Fernandes e Severiano Melo é de implantar até dezembro, 149 tecnologias que possam promover a segurança e soberania alimentar das famílias agricultoras, através da produção de alimentos , com base nas tecnologias apropriadas a região. Para isso, a Unidade Gestora Territorial Terra Viva, está realizando visitas e apresentações do projeto em várias comunidades dos referidos municípios.
Fonte: Assessoria de Comunicação Terra Viva
Nenhum comentário:
Postar um comentário