logo

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

[política] Venezuela manipulou números da eleição, acusa empresa


O número de eleitores que participaram da eleição da Assembleia Nacional Constituinte (ANC) do último domingo na Venezuela foi manipulado. A acusação veio à tona nesta terça-feira pela Smartmatic, empresa que trabalha em pleitos venezuelanos desde 2004. Conduziu, inclusive, as duas últimas eleições presidenciais: 2006 e 2012, que reelegeram Hugo Chávez. 

A informação foi dada pelo presidente da companhia, de Londres, e repercutida por agências internacionais. De acordo com ele, os números oficiais foram inflados em um milhão. Números oficiais divulgados no início da semana informaram que o comparecimento às urnas foi de 8.089.320 de pessoas.

“Sabemos, sem dúvidas, que o comparecimento da última eleição para a Assembleia Nacional Constituinte foi manipulado”, declarou Antonio Mugica, CEO da Smartmatic. Ainda segundo ele, a fraude foi detectada em razão do sistema eleitoral automatizado usado no país. O executivo se recusou a responder se tal manipulação poderia mudar o resultado final da eleição.

O órgão eleitoral venezuelano negou tal manipulação e classificou a denúncia como “irresponsável” e “sem fundamento” em comunicado emitido no fim dessa quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário