logo

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

[política] Secretário de Educação de Londrina será definido por Processo Seletivo

O prefeito eleito de Londrina, no norte do Paraná, Marcelo Belinati (PP) anunciou que fará um processo seletivo para escolher o futuro secretário municipal de Educação. Com a seleção, que será feita pelo Instituto Vetor Brasil, Belinati quer encontrar um profissional com perfil inovador e que faça projetos capazes de atrair recursos das esferas estadual e federal.

“Quero um secretário dinâmico, pró-ativo, com um vasto conhecimento, que dialogue com todas as áreas e servidores, mas que seja uma pessoa que esteja constantemente buscando recursos para Londrina através de projetos. Não quero fazer o que todos os prefeitos anteriores já fizeram, quero inovação”, diz o prefeito eleito de Londrina.

A ideia de realização do processo seletivo foi sugerida pelo deputado federal Alex Canziani (PTB), que faz parte da Frente Parlamentar de Educação. O Instituto Vetor Brasil, uma organização não governamental e que realiza um programa de trainee voltado para Gestão Pública, será o responsável pela organização, divulgação e seleção. É a primeira vez que o instituto realizará uma seleção para um cargo de alta liderança. O processo será aberto para candidatos de todo o país

“O instituto, que é apoiado pela Fundação Lemann, buscará uma pessoa capacitada e apta a assumir esse cargo. Eles selecionarão os melhores candidatos, e eu definirei qual deles vai ocupar o posto”, explica Marcelo Belinati. O candidato escolhido assumirá o cargo no dia 1° de janeiro de 2017.

O Instituto Vetor Brasil ainda não informou quando o edital de seleção do candidato será divulgado. Após a seleção, o instituto acompanhará o selecionado por dois anos.

O futuro secretário municipal de Educação de Londrina terá mais de R$ 300 milhões (entre orçamento disponibilizado pela prefeitura e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), para administrar.

Entre os vários desafios do setor, o futuro secretário terá de encontrar uma solução para diminuir o número de crianças que estão esperando por uma vaga em creche. Atualmente, há 7.000 crianças, de 0 a 3 anos, esperando por uma vaga em centros municipais de educação. 

“O nosso objetivo é ter uma educação de qualidade. Por isso, a escolha será por meritocracia e não por indicação. Vamos buscar uma pessoa competente, qualificada e que conheça Londrina”, pontua Marcelo Belinati.

O prefeito eleito disse ainda que o processo seletivo não gerará custos à Prefeitura de Londrina.

Marcelo Belinati ainda não definiu os nomes dos futuros secretários municipais.

Fonte: G1PR


Nenhum comentário:

Postar um comentário