logo

quarta-feira, 13 de julho de 2016

[saúde] Você deve jogar sua comida fora se uma mosca pousa nela?

io67o64r
Segundo Cameron Weeb, diretor do Hospital Científico da Universidade de Sidney, em um artigo publicado pela The Conversation, existem milhares de diferentes espécies de moscas no mundo.

Apesar de estarem sempre associadas à falta de higiene, as moscas desempenham um papel importante no meio ambiente, ajudando na decomposição, polinizando plantas e fornecendo alimento para predadores insetívoros. Além disso, elas são capazes de ajudar na resolução de crimes e na cicatrização de feridas (terapia larval).

Porém, muitas dessas moscas representam um grande risco para a saúde, especialmente as moscas domésticas, porque são mais comuns e estão presentes em quase todas as residências, principalmente durante a época de calor. Sendo assim, o que será que acontece quando o inseto entra em nossa casa e pousa na comida?

Não é surpresa que elas sejam consideradas “sujeiras voadoras”. Quando se trata da transmissão de patógenos, não é necessariamente a própria mosca que importa, mas sim de onde ela está vindo. Esterco, restos mortais e lixo são os ambientes preferidos desses insetos e são nesses resíduos que moram o problema. As moscas são capazes de carregar patógenos nas patas e no corpo, deixando-os em nossa comida através de pegadas, fezes e até mesmo vômito.

Segundo Webb, as moscas adultas podem viver até um mês, nesse período elas são capazes de colocar até centenas de ovos. Diferente dos mosquitos, as moscas não picam. Tampouco possuem dentes, assim, não podem morder nossa comida. O que acontece é que elas vomitam um resíduo rico em enzimas que dissolve a comida e permite que elas suguem o líquido resultante, que pode estar cheio de fluídos digestivos regurgitados.

No entanto, na maioria dos casos, se uma mosca pousar no seu alimento não significa que você precise jogar ele fora. Em uma única aterrissagem é pouco provável que elas possam desencadear uma reação que faça com uma pessoa ficar doente. Porém, se uma mosca ficou muito tempo passeando pela sua comida, vomitando, comendo e até defecando, as chances de ela deixar para trás uma população de patógenos são mais elevadas.

Para evitar que isso aconteça o especialista recomenda que a comida seja coberta durante e após a preparação, não deixando espaço para as moscas. No verão, quando elas são mais abundantes – e é praticamente impossível ficar com as janelas fechadas – a dica é colocar telas de proteção para evitar que elas entrem. Além disso, é altamente recomendável que o lixo doméstico esteja fechado. Passar inseticidas em torno das áreas onde fica o lixo vai ajudar a manter as moscas longe.
Fonte: Jornal Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário