logo

quarta-feira, 6 de abril de 2016

[cotidiano] Cientistas querem usar grama para fazer camisinhas mais finas e fortes do mundo

Spinifex é um gênero botânico de gramas. Uma das espécies do gênero tem fibras tão resistentes que eram usadas por caçadores aborígines na fabricação de lanças. Agora, cientistas da Universidade de Queensland (Austrália) querem criar as camisinhas mais finas e fortes do mundo usando ingredientes da grama.

“O que nós descobrimos é que se você separa as partes da grama até as menores fibras possíveis, consegue um material que é macio, flexível e resistente”, diz Darren Martin, do instituto de bioengenharia e nano tecnologia da universidade.

“É uma planta super resistente que evoluiu para sobreviver em condições muito, muito quentes. Adicionando látex nas fibras, podemos produzir as camisinhas mais finas e fortes do mundo”, diz o professor.

Segundo Martin, a descoberta pode criar camisinhas que sejam até 30% mais finas que qualquer coisa no mercado hoje, e potencialmente, até a grossura de um fio de cabelo.

Os cientistas já encomendarem a matéria-prima a uma fábrica na Austrália para começar a fazer protótipos. De acordo com o professor, grandes companhias farmacêuticas estão interessadas.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário