logo

sábado, 30 de janeiro de 2016

[cotidiano] Vórtice provocou forte ventania por todo Nordeste brasileiro

Uma forte ventania seguido de raios e trovões, atingiram no início da noite desta sexta-feira (29) várias cidades do Rio Grande Norte. Na região Oeste Potiguar, a situação não foi diferente, segundo depoimentos de internautas das cidades de Felipe Guerra, Mossoró, Caraúbas e Apodi.

Não chovia no momento, entretanto, a ventania foi suficiente para assustar moradores e provocar alguns estragos, como queda de árvores e fios da rede elétrica.

Em Felipe Guerra, foi registrado queda de energia. Um receptor que joga o sinal da TV Cabugi na cidade está queimado, e deixou a emissora fora do ar. Segundo informações, já foi feito o contato com o setor de engenharia da TV Cabugi e o mais breve possível eles estarão fazendo a troca ou conserto do receptor. Pela zona rural do município, houve queda de várias árvores.

Há informações confirmadas em várias cidades do Rio Grande do Norte que foi provocado efeitos desastrosos com queda de árvores, poeira e queda de algumas estruturas. Porém os fortes ventos assustaram a população de várias localidades do Nordeste brasileiro.

Segundo informações, o que provocou todo esse efeito dos ventos foi um VCAN (Vórtice ciclônico em altos níveis atmosféricos – 10 km) na costa leste do Nordeste, que ajudou a formar nuvens muito carregadas sobre o Maranhão, Piauí, Tocantins e Minas Gerais. Choveu muito nestes estados que registraram os maiores volumes acumulados em 24 horas entre os dias 27 e 28 de janeiro de 2016, segundo o site da Climatempo.

O VCAN é uma região de baixa pressão atmosférica a 10 km de altitude. Os ventos giram no sentido horário ao redor do centro do vórtice. Quanto mais distante do centro do vórtice, maior a nebulosidade e a instabilidade. As áreas próximas do centro do vórtice ficam com poucas nuvens e menor possibilidade de chuva.

As nuvens sobre o Nordeste, o Tocantins e parte de Minas Gerais giram acompanhando o sentido dos ventos do VCAN. Na imagem de satélite, o círculo amarelo com setas mostra o sentido do giro. A medida que o centro do vórtice se desloca pelo interior nordestino, a nebulosidade diminui.

As áreas de chuva sobre o Nordeste, o Tocantins e o norte de Minas vão enfraquecer muito no fim de semana e pelo menos a primeira semana de fevereiro será com pouca chuva.
Fonte: Rede 360 News

Nenhum comentário:

Postar um comentário