logo

sexta-feira, 28 de junho de 2013

[educação] Centro Terra Viva reuni-se com prefeito de Apodi

Aconteceu na manhã de hoje, no escritório do Centro Terra Viva em Apodi, uma reunião que marcou mais um grande passo para a inclusão digital no município. Uma parceira entre a Prefeitura Municipal de Apodi, Centro Terra Viva, Projeto Dom Helder Câmara, Ministério das Comunicações e Ministério do Desenvolvimento Agrário vai garantir a instalação de 5 Casas Digitais (Água Fria, Bamburral, Nova Descoberta/Soledade, Milagre e Paraíso) totalmente equipadas no município de Apodi.

Em 2008 o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) criou o projeto Territórios Digitais, com o objetivo de oferecer gratuitamente o acesso à informática e internet para populações rurais, por meio da implantação de Casas Digitais. As Casas Digitais são espaços públicos localizados nos Territórios da Cidadania, que devem dispor de energia elétrica e segurança adequada para receber os equipamentos de informática (computadores, servidor, antena via satélite, roteador wireless, datashow e mobiliário). São escolhidas pela própria comunidade e tornar-se ponto de acesso comunitário gratuito de assentados e assentadas, agricultores e agricultoras familiares, comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas. A idéia central é garantir ao público-alvo a universalização do acesso às tecnologias de informação e comunicação e à rede mundial de computadores.

No município de Apodi, os equipamentos já estavam esquecidos, ainda nas caixas lacradas, nas comunidades onde foram contempladas com o projeto, alguns equipamentos já apresentavam possíveis danos devido ao tempo sem uso. Vendo a importância de colocar as Casas Digitais em funcionamento, abertas aos agricultores e agricultoras, o Centro Terra Viva, que atua nessas comunidades e assentamentos através do Projeto Dom Helder Câmara, teve a iniciativa de convidar a prefeitura municipal de Apodi para assumir a responsabilidade de instalação das Casas.

Após uma reunião com os representantes das comunidades e assentamentos, o prefeito Flaviano Monteiro, junto a sua comitiva administrativa, se comprometeu em instalar as Casas Digitais ainda na primeira quinzena de julho, dando a garantia de internet e manutenção nos equipamentos que necessitam.

Fonte: Jerlândio Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário