logo

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

[política] Exame em Dona Marisa detecta trombose venosa nos membros inferiores, diz hospital

Um exame de ultrassom realizado na tarde de segunda-feira (30) na ex-primeira-dama Dona Marisa Letícia Lula da Silva detectou a presença de trombose venosa profunda nos membros inferiores, segundo boletim médico divulgado no início da tarde desta terça-feira (31) pelo Hospital Sírio-Libanês. Dona Marisa foi internada há uma semana após sofrer um acidente vascular cerebral hemorrágico provocado pelo rompimento de um aneurisma.

Os médicos realizaram a passagem de um filtro de veia cava inferior com o objetivo de prevenir a ocorrência de embolia. O quadro clínico permanece estável, segundo o hospital.

A trombose venosa é causada pela formação de coágulos no interior das veias profundas, principalmente na região da panturrilha ou nas coxas. O desprendimento do coágulo pode provocar a obstrução de uma artéria e provocar embolia pulmonar.

O boletim médico explica que Dona Marisa permanece estável do ponto de vista cardiovascular, com níveis normais de pressão arterial sem necessidade de utilização de medicamentos para controle pressórico, apresentando ecocardiograma seriadamente normal. Não há anormalidades na coagulação, função renal ou hepática da paciente.

Ainda segundo o hospital, Dona Marisa "apresenta melhora progressiva" nos exames neurológicos realizados: tomografia do crânio, ultrassonografia doppler transcraniano e de pressão intercraniana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário