logo

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

[tecnologia] Sair em foto fazendo o sinal da paz pode permitir que seu celular seja invadido

Da próxima vez que você considerar fazer o sinal de paz e amor para sair em uma foto, pense novamente. De acordo com uma equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Informática do Japão (NII, na sigla em inglês), isso pode ser suficiente para que os seus dados biométricos sejam roubados e o seu smartphone seja acessado por pessoas mal intencionadas.

O pesquisador Isao Echizen, do NII, disse ao Sankei Shinbun (um jornal japonês) que sua equipe de pesquisa foi capaz de “roubar” as impressões digitais de uma pessoa a partir de uma foto na qual ela fazia o sinal da paz. A foto havia sido tirada com uma câmera digital a uma distância de aproximadamente três metros, com as pontas dos dedos em foco e iluminação forte.

Segundo a agência France Press, Echizen acrescentou que não é necessário ter tecnologia muito avançada para conseguir reproduzir as impressões digitais de uma pessoa a partir de uma foto. De posse da impressão digital e do dispositivo da pessoa, um indivíduo mal intencionado poderia ter acesso aos dados pessoais gravados no aparelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário