logo

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

[política] Donald Trump presta juramento e é oficialmente o novo presidente dos EUA

Depois de uma eleição histórica e com resultado inesperado, o republicano Donald Trump tomou posse nesta sexta-feira, tornando-se o 45º presidente dos Estados Unidos. Ele prestou juramento no Capitólio, sede do Congresso, num dia marcado por protestos no país e no mundo. Em seu discurso de posse, Trump voltou a usar sua ácida retórica contra o sistema político dos EUA. Disse que, a partir desta sexta-feira, em que começa seu mandato presidencial, o poder está sendo transferido de Washington ao povo.

— Nós, os cidadãos americanos, agora juntamos nossos esforços para reconstruir nosso país. Enfrentaremos desafios, confrontaremos dificuldades, mas o trabalho será feito — afirmou o republicano. — Estamos transferindo o poder de Washington para devolvê-lo a vocês, o povo.

Trump chegou ao Capitólio acompanhado por Barack Obama, com quem tomou um chá pouco antes na Casa Branca. O magnata assume o cargo mais poderoso do planeta sob a promessa de criar novos empregos e tornar a primeira potência mundial mais fechada ao livre comércio, aos imigrantes e ao resto do mundo.

Durante os eventos de posse, ativistas mascarados destruíram janelas de lojas e carros em Washington, e enfrentaram a tropa de choque da polícia, que respondeu com spray de pimenta e granadas de efeito moral.

Cerca de 500 pessoas, algumas usando máscaras ou lenços para cobrir seus rostos, marcharam pela cidade, quebrando janelas de uma agência do Bank of America, de um restaurante do McDonald’s e de um Starbucks, todos símbolos do sistema capitalista norte-americano.

Apoiadores de Trump chegaram à capital, muitos com camisetas e bonés com seu slogan de campanha “Torne a América Grande Novamente”.

Mais cedo, na Casa Branca, Obama e a primeira-dama Michelle cumprimentaram o bilionário líder de campanha republicano e sua mulher Melania na escadaria da mansão presidencial.

“Senhor Presidente eleito”, como vai? Obama perguntou.

Os dois casais se dirigiram ao tradicional chá com seus vice-presidentes e líderes do Congresso. Antes disso, um presente da nova primeira-dama gerou comoção.

Após um abraço, Melania presenteou Michelle com uma grande caixa da joalheria Tiffany’s.

Sob os olhares de todos Michelle pareceu perplexa, sem saber onde colocar o presente surpresa, enquanto os quatro posavam para uma fotografia.

Nenhum dos fuzileiros que estavam de pé ao lado deles foi autorizado pelo protocolo a quebrar sua saudação para segurar a caixa, e o problema só foi resolvido quando Obama entrou na Casa Branca para deixar o misterioso presente.

ADEUS DE OBAMA

Ao fim da cerimônia de posse, Obama e sua família deixarão Washington de helicóptero para um curto período de férias.

Pouco antes de receber Trump na Casa Branca, Obama e sua mulher, Michelle, divulgaram no Twitter um quarto vídeo em que Obama agradeceu a seus compatriotas pelo apoio recebido nos oito anos de governo.

“Foi uma honra na minha vida servir-los. Vocês fizeram de mim um melhor dirigente e homem”, tuitou pela última vez o 44° presidente dos Estados Unidos na conta oficial da presidência @POTUS.

“Não vou parar. Estarei aqui mesmo com vocês como cidadão, estimulado por suas vozes de verdade e justiça, de humor e amor”, acrescentou Obama, que anunciou a criação da fundação Obama.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário