logo

sexta-feira, 29 de julho de 2016

[segurança] Detentos ameaçam instaurar o caos no RN em retaliação a bloqueadores de celular em presídio

Os presos poderão agir em retaliação à instalação de bloqueadores de celular na Penitenciária Estadual de Parnamirim.
Após a circulação nas redes sociais de áudios supostamente gravados por detentos dentro de unidades prisionais do Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) enviou um memorando para os diretores de todas as penitenciárias e cadeias públicas potiguares alertando para a possibilidade de motins e rebeliões neste final de semana. Os presos poderão agir em retaliação à instalação de bloqueadores de celular na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP).

Diante da possibilidade de rebeliões, a Sejuc orientou as equipes de agentes penitenciários também deverão ficar de sobreaviso para possível acionamento e os diretores das unidades prisionais devem estar atentos à movimentação dos presos.

Em um dos áudios, um homem se identifica como “Cabeça do Acre”, saúda à “família do Sindicato do Crime” e afirma que está enviando fotos dos bloqueadores de celular instalados no PEP. O criminoso faz uma ameaça dizendo que qualquer bloqueio resultará em atentados por todo o Estado.

Confirma a transcrição da fala de “Cabeça do Acre”

“Então, família, um forte abraço do irmão ‘Cabeça do Acre’, pra essa grande família aí, maravilhosa aí do Sindicato do Crime aí …Então, tô mandando essas fotos aí, pros irmãos aí, pra ver essa torre de bloqueio aí que tão colocando aqui no PEP, tá entendendo?… e que os irmãos fiquem ciente aí que, qualquer bloqueio, qualquer ‘pá’ aí, vamos botar o ‘bang’ pra funcionar. Firmeza? E o estado todo geral, tremer geral. Firmeza? É nós aí na fita, mano. E tamo junto”. (SIC)

Outro áudio, um suposto detento da Penitenciária de Parnamirim avisa a uma cunhada do lado de fora da unidade para evitar sair de casa à noite devido aos planos dos criminosos de instalar o terror nas ruas. O homem ainda revela que o Governo do Estado foi avisado para não colocar os bloqueadores.

“Olha, deixe eu dizer pra você… quando for depois de 6 horas da noite, você não saia de casa não, viu? Avisa aí pra suas amigas, pro pessoal que você gosta, sua mãe… não saia de casa não que, depois de 6 horas da noite vai ter um ataque grande aí, uma guerra aí no Rio Grande do Norte, viu? Tão botando um bloqueador aqui na cadeia, e vai ser dada uma resposta aí pro estado, entendeu? Porque foi avisado que não é pra ser botado esse bloqueador, e o governo do estado tá pensando que é brincadeira. Aí o bagulho vai ficar doido, entendeu? Aí eu tô lhe avisando porque eu gosto de você. Você sabe, né, a pessoa tando no meio da rua pode acontecer alguma coisa. E tando em casa tá guardadinha, né, cunhada? Fica com Deus. Um beijo bem gostoso, viu? Adoro você”. (SIC)

Os primeiros bloqueadores de celular da história do sistema prisional potiguar foram instalados na Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP) na quinta-feira, 28 de julho, e geraram descontentamento entre os detentos, que publicaram ainda fotos dos equipamentos em redes sociais.

O contrato com o sistema que deve impedir que os presos façam ou recebam ligações de dentro do presídio e foi assinado com a empresa Neger Tecnologia e Sistemas Ltda até dezembro deste ano ao custo de R$ 174 mil, divididos em seis parcelas de R$ 29 mil, ao Governo do Estado.

O Secretário da Justiça e da Cidadania, Wallber Virgolino afirmou que, caso ocorra alguma insurgência dentro ou fora das unidades prisionais em retaliação à instalação dos bloqueadores de celular, os criminosos serão rechaçados, podendo haver transferências de presos se identificados planos de rebelião.
Diante da ameça de rebelião, a Sejuc enviou um memorando para os diretores de todas as penitenciárias e cadeias públicas potiguares.
Fonte: Omossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário