Apesar de hoje (04) ser o ultimo dia de carnaval de Apodi, amanhã ainda promete. Visto tanto sucesso realizado neste tipo de evento, fomos entrevistar o mentor do carnaval de rua de Apodi, o médico e único prefeito eleito por 3 mandatos, José Pinheiro Bezerra.
Segundo Pinheiro o carnaval de rua iniciou por volta dos anos 90 quando ele, ainda sem ser prefeito, colocou um carro de rua na praça e as pessoas começaram se aglomerar.
Jair Gomes: Pinheiro, como aconteceu a implantação do carnaval de rua na cidade de Apodi, o carnaval gratuito?
Pinheiro: O carnaval de Apodi acontecia na ACDA para os que podiam, pois era privado. Já os que não podiam pagar pra entrar iam embora de umas 23:00 horas. Foi quando eu resolvi me aventurar. Convidei os músicos aqui da cidade e colocamos em cima de uma combi em frente ao Apodi Center e o pessoal começou a chegar. A partir daí o movimento começou a crescer e a ACDA nunca mais teve coragem de fazer carnaval privado, o negócio pegou. Nessa época eu não era nem prefeito.
Na época nós nos preocupávamos muito porque o carnaval não poderia ser realizado na BR, mas com a ajuda de Garibaldi, governador na época, conseguimos fazer acontecer nos dois primeiros anos em que eu fui prefeito, mas a partir daí não podia. Então eu comecei a ficar preocupado aonde seria realizado o carnaval, foi quando Fernando Bezerra foi Ministro e eu resolvi construir o Calçadão nas margens da lagoa . Muita gente foi contra no começo dizendo que eu estava enterrando a lagoa, mas hoje estar ai, servindo a toda população não só de Apodi como também de outros locais.
Jair Gomes: Dr Pinheiro, encerrando, já agradecemos desde já a concessão dessa entrevista e já perguntamos o que o senhor tem a deixar para os foliões?
Pinheiro: Continuem com esse espírito de participar, sem desavenças e com alegria. Que os apodienses continuem recebendo os visitantes que a cada ano vem crescendo e fazendo com que o sucesso do carnaval de Apodi continue crescendo. Um grande abraço a todos.
Pinheiro preside hoje o partido Solidariedade no município.
Pinheiro preside hoje o partido Solidariedade no município.
Amigo Blogueiro faça Justiça em sua matéria e de os méritos aos que de fato merecem pela ordem. Antes em Apodi o carnaval era de desfile de escolas de samba é só perguntar aos mais velhos que eles confirmam o que estou dizendo, ai o Ex-Prefeito Simão asfaltou a primeira rua de Apodi justamente pra que se desfilassem lá no caso a Marechal Floriano.
ResponderExcluirquem criou o carnaval dessas proporções foi o Ex-Prefeito Vandinho e não Dr. Pinheiro.
Parabéns e obrigado, Dr. Pinheiro, hoje temos um dos maiores e tradicional carnaval do Brasil. Gostei da entrevisa Jair é importante que conservamos os fatos históricos.
ResponderExcluirCarnaval de Apodi a ultima opção do alto oeste
ResponderExcluirPinheiro já deu sua contribuição a Apodi, mas no último mandato foi um desastre, por isso não podemos nem pensar em seu retorno. Alternativas devem existir, mas retroagir é burrice. Já sabemos a sua forma de administrar e no mundo moderno ela não se adequa mais, por isso vamos pensar em outras alternativas.
ResponderExcluirAntes sim era carnaval agora só querem e passam cinco dias bagunçado a cidade e ninguém faz nada.
ResponderExcluir