logo

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

[economia] Vale do Apodi é o maior produtor de arroz vermelho do nordeste

Foi divulgado o levantamento de campo feito pela Superintendência Regional do Rio Grande do Norte da CONAB, no período de 22 a 26/07/13 o destaque ficou por conta da Região do Vale do Apodi, cujo volume de arroz vermelho que será produzido nesta safra coloca a Região como a maior produtora do RN e do Nordeste.


Arroz: O cultivo de arroz no RN é feito, basicamente, pelo processo de irrigação. As áreas concentram-se nos municípios situados à margem do Rio Apodi/Mossoró, inseridos na Região do Vale do Apodi, que conta com disponibilização de água suficiente para o desenvolvimento da atividade. Mais de 95% do arroz cultivado no estado é do tipo “vermelho”, com sua importância comercial na região. Mesmo assim, o cultivo do arroz nas áreas potiguares depende das chuvas para abastecer os lençóis freáticos. Nesta safra, como o volume de chuvas foi superior ao ano passado, estima-se crescimento de 32,5% em relação ao total da área plantada em 2012. Em termos de produção, o destaque fica por conta da Região do Vale do Apodi, cujo volume de arroz vermelho que será produzido nesta safra coloca a Região como a maior produtora do RN e do Nordeste. Fonte: CONAB RN.


Temos poucos parceiros a agradecer, pois não existe projeto de infra-estrutura e custeio para a cadeia do arroz, não podemos dividir o mérito com o sistema financeiro; não temos outorgar e nem tarifa verde, não podemos agradecer ao governo do estado, mais sim a CONAB que destes 2008 vem trabalhando a comercialização no Programa de Aquisição de Alimento.


O desafio de busca resolver os problemas crônicos, como liberação simplificada da outorgar, tarifa verde, são ações essências para o desenvolvimento da cadeia produtiva do arroz vermelho e consequentemente sermos o maior produtor do Brasil.


Assessoria: Eron Costa - FUNDEVAP

Um comentário:

  1. Ooooo Seu Eron por que não buscou desburocratizar essas ações quando estava na Sec. Municipal de Agricultura, quanto hipocresia seu Eron!!!

    ResponderExcluir