A unificação das lojas Insinuante, Eletro Shopping, Salfer e City Lar em Ricardo Eletro, deverá gerar demissões e aumentar ainda mais o desemprego em vários estados nordestinos, inclusive no Rio Grande do Norte, mediante à crise financeira. A tendência, segundo o Grupo Máquina de Vendas, dona das marcas Ricardo Eletro, os cortes poderão começar pelas lojas em pequenas cidades ou com menor fluxo de vendas.
Recentemente, o grupo anunciou que a previsão inicial é de que mais de 150 empregados, inclusive da Ricardo Eletro, percam o emprego. Isso vai acontecer porque parte das lojas serão absolvidas pelas demais lojas do grupo.
Em 2010, aconteceu a compra da baiana Insinuante pelo Grupo Máquina de Vendas. Em 2011, foi a vez da incorporação da Eletro Shopping. O Máquina de Vendas também vai acabar com a marcas City Lar e Salfer.
Com a unificação, a mineira Ricardo Eletro será a bandeira com o maior número de lojas do varejo de eletroeletrônicos do país; serão quase mil em pontos de venda distribuídos – 370 só no Nordeste – em 23 estados e no Distrito Federal.
Segundo Ricardo Nunes, CEO do Grupo Máquina de Vendas e fundador da Ricardo Eletro, a característica regional continuará regendo a atuação da companhia. “Respeitamos a marcas locais, inclusive deixaremos as duas bandeiras convivendo juntos em todas as lojas, juntos somos mais fortes”, ressalta.
A mudança acontecerá gradualmente. Para mostrar a união das marcas, as lojas funcionarão com a sua bandeira tradicional e com a logomarca da Ricardo Eletro. As lojas das pequenas cidades deverão ser as mais afetadas.“O fechamento depende da performance e do perfil de cada unidade”, afirmou Ricardo Nunes.
A Ricardo Eletro foi fundada em 1989 e tem cerca de 260 lojas nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Alagoas, Goiás e Distrito Federal, dividas em lojas de rua, shopping e megastore. A companhia tem cinco centros de distribuição.
Enquanto isso, a Insinuante começou a operar em 1959 e atualmente possui aproximadamente 220 lojas, em todos Estados do Nordeste mais Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em 2009, focada em crescer, chegou a apresentar uma proposta de compra do Ponto Frio, que acabou sendo levado também pelo Pão de Açúcar.
Fonte: Portal Tobiense e O Globo
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