logo

sexta-feira, 13 de março de 2015

[saúde] Desabastecimento prejudica pacientes de hospitais do Oeste do RN

O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) sofre com o desabastecimento de medicamentos para os pacientes e insumos essenciais para atender a demanda de funcionamento do único hospital de emergência urgência do Oeste do RN.

O problema persiste há vários meses e até o momento nenhuma solução foi tomada. O ex secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, reconheceu que o desabastecimento nos hospitais era devido à falta de recursos para pagar aos fornecedores.

O atual secretário de Saúde, José Ricardo Lagreca, alegou que o atual governo não tem recursos suficientes previstos em orçamento para quitar débitos com as empresas fornecedoras. Por sua vez, estas empresas suspenderam o envio dos medicamentos.

Cansados de esperar pelo governo e impotentes em relação a situação degradante e de total descaso, alguns parentes de pacientes internados no hospital estão sacrificando a renda mensal para comprar medicamentos do próprio bolso.

Observa-se que nem todos os medicamentos usados em hospitais são vendidos em farmácias. A grande maioria só existe em hospitais, por ser injetáveis, daí a crise ser ainda mais grave.

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Mossoró) visitou todos os hospitais e conheceu de perto o desabastecimento, sendo o mais grave no Pronto Socorro e na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional Tarcísio Maia.

A comissão produziu um relatório e entregou pessoalmente ao secretário Ricardo Lagreca.

A reunião da OAB com o secretário de Saúde aconteceu no dia 13 de fevereiro, em Natal. Na época, o secretário informou que o os medicamentos de baixa e média complexidade já haviam sido repostos e que o estoque de maior complexidade havia sido solicitado.

O prazo apresentado à Comissão de Direitos Humanos da OAB-Mossoró por Lagreca seria de no máximo 20 dias, o que não foi cumprido pelo estado.

Como o problema persistiu, o presidente da OAB Mossoró, Aldo Fernandes, convocou uma reunião para esta quinta-feira, 12, na sede da instituição, no bairro Nova Betânia, em Mossoró.

O presidente da CDH, advogado Diego Tobias, adiantou que na reunião serão definidas as providências para enfrentar de frente a questão do desabastecimento.
Fonte: Mossoró Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário