logo

domingo, 21 de janeiro de 2018

[economia] Em 10 anos, indústria perde 7,7% em participação no PIB do RN

Ao longo de 10 anos, entre 2005 e 2015, a indústria perdeu 7,7% de participação no PIB (Produto Interno Bruto) do Rio Grande do Norte. Os dados são da Confederação Nacional da Indústria. Com R$ 51,2 bilhões, o estado ficou com o 10º menor PIB do país.

As estimativas, porém, são de que o resultado tenha piorado ao longo de 2016 e 2017. Isso porque, ainda de acordo com a CNI, a construção civil encabeçava a lista dos principais setores da indústria potiguar, sendo responsável por 37,1% de participação. Porém o setor passa por uma grave crise, segundo a vice-presidente do Sindicato da Construção Civil, Larissa Dantas Gentile.

"A gente passou por dois anos de crise e, em 2018, a indústria continua parada, não temos notícia de novos investimentos", ressalta. A perspectiva, de acordo com ela, é que haja alguma reação a partir do segundo semestre. Mas isso depende do cenário político e de resultados de discussões nacionais, como a reforma da previdência, que ela defende.

"Foram dois anos de muitas demissões e, para retomar os empregos, precisamos primeiro que sejam retomados investimentos", argumenta.

Ainda de acordo com a CNI, entre 2007 e 2015 o setor que mais cresceu dentro da indústria potiguar foi o de derivados de petróleo - aumento de 10,6%. Porém o setor de produção também passou por uma crise ao longo dos últimos dois anos e registrou demissões.

"A indústria vem declinando ao longo dos últimos anos por diversos fatores", diz o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, Amaro Sales. Para ele, o país passa por uma desindustrialização por causa da alta carga tributária e pelas incertezas políticas. "Apesar de ter uma participação muito pequena nacionalmente, a indústria local sofre das mesmas mazelas", acrescenta.

A expectativa dele, porém, é que o setor possa ter uma melhora ao longo do ano, diante da queda dos juros, o que facilita a aquisição de crédito pelos investidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário