logo

sábado, 18 de abril de 2015

[educação] Universitários fazem manifesto exigindo pagamento de ônibus que o transportam



"O caos se instalou no município de Apodi e a culpa de tudo é dos cinco vereadores de oposição. Pelo menos era o que pensavam os estudantes universitários e de cursos técnicos que lotaram o plenário da câmara na manhã de hoje, para assistirem à sessão que acreditava-se, deveria ser votado projeto para pagamento dos transportes, cujos proprietários que estão sem receber há três meses e resolveram parar.

Os que ainda acreditavam nas promessas da prefeita Goreti Pinto ficaram surpresos ao receberem cópia do Projeto de Lei Nº 002/2010, aprovado pelos vereadores no dia 06 de maio de 2010 e sancionado pela prefeita no dia 12 de maio do mesmo ano, autorizando ajuda de custo para o transporte universitário no valor de R$ 20.000,00 mensais.

De posse das cópias do projeto e após ouvirem os discursos dos vereadores, os quais foram aplaudidos após justificarem  que quem deveria estar dando explicações aos estudantes era a prefeita, os manifestantes se dirigiram à prefeitura, para saber o motivo do dinheiro não ter sido utilizado no pagamento dos ônibus, conforme está previsto no projeto.

Após o vereador Nilson Fernandes fazer ligações para a secretaria de Administração, ele informou aos estudantes que o secretário havia autorizado  o pagamento de um mês de ajuda aos ônibus dos universitários. O anúncio do pagamento só confirmou o que os vereadores vinham inistindo em explicar aos universitários: se tem culpado(s) nessa história, certamente não é a Câmara de Vereadores.

Fonte: Vereadores em Ação"

Calma, essa matéria não foi registrada hoje, isso aconteceu em setembro de 2010, quando a ex-prefeita Gorete ainda era a gestora do município, mas você pode está se perguntando, "o que isso tem haver com agora?" Bem o fato é que a situação hoje, março de 2015, não mudou.

Depois que o projeto Transformação, criado em janeiro de 2013, pelo atual prefeito, Flaviano Monteiro, acabou, no ano passado, que a classe estudantil universitária de Apodi vem sofrendo com a situação e o principal motivo é a falta de condições para se manter no curso.

No mês passado o blog do jairgomes.com esteve fazendo uma campanha para o casal conhecido como Samuel e Thaís que vendem pastéis para poder sobreviver e que fazem faculdade em Mossoró, a campanha foi um sucesso e o efeito garantiu que eles abandonassem a ideia de desistir do curso por não ter condições, mas a ajuda só da para garantir até o final do próximo mês e até o momento a prefeitura não solucionou o problema.

No início desce mês a prefeitura abriu a licitação para que as empresas interessadas participem do edital, mas nenhuma se interessou e foi declarada como deserta, uma outra licitação foi aberta para acontecer no dia 24 deste mês, o que gera mais uma esperança aos estudantes universitários.

Contudo, triste com a realidade o blog recebeu mais uma informação, assim como inúmeras que existem, de que uma outra jovem, por não ter condições, está trancando o curso a qual realiza, apesar de ter sido conquistado pelo FIES. A jovem ainda disse que precisa se manter e que não conseguiu encontrar trabalho, indagada pelo blog se poderíamos fazer uma campanha para ajudá-lá ela disse que não pois já havia se humilhado demais e que já havia ter perdido a um mês de aula por falta de recursos.

Enfim, é com essa e outras histórias que o blog trás ao encontro dos leitores como está a situação da classe universitária de Apodi e que assim como era no passado continua no presente, infelizmente.

3 comentários:

  1. Liguem de novo pra Polícia Federal pra denunciar...

    ResponderExcluir
  2. O professor Flaviano no passado tinha solução para todos os problemas no município de Apodi.Agora q ele é o prefeito não resolve mais nada,nem briga de galinha.

    ResponderExcluir
  3. Acabou o transporte universitario. Um marco. Nunca na historia de apodi se fez tanto. Vamos que vamos

    ResponderExcluir