logo

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

[economia] Agricultura familiar é prejudicada por falta da regularização do SIM em Apodi

Os agricultores da agricultura familiar do município de Apodi, estão cada vez mais desamparados e preocupados com a falta de regularização do SIM – Selo de Inspeção Municipal, que foi criado em fevereiro de 2012, e que está sem funcionamento, prejudicando diretamente agricultores familiares que comercializam seus produtores através da COOAFAP – Cooperativa da Agricultura Familiar com sede do município oestano.

A cooperativa que hoje comercializa os produtos de mais de 500 famílias em mais de 60 comunidades já contabiliza um prejuízo em 2014, de mais de R$ 1 milhão de reais, já que hoje os programas PAA( programa de aquisição de alimentos), e PNAE ( programa nacional de alimentos na escola), só compram produtos seguindo a exigência do Ministério da Agricultura, e se faz necessário que esses produtos sejam inspecionados e certificados ao menos pelo SIM.

Segundo o presidente da COOAFAP, José Ferreira, o Dedé do Vila Nova já aconteceram mais de oito reuniões entre agricultores e secretaria de agricultura do município de Apodi, e nada ainda foi feito para acelerar a regularização, que segundo membros da secretaria teria que passar novamente pela aprovação junto a Câmara Municipal, e mesmo assim diante da pressão dos agricultores nada andou, continua estagnado.

Para piorar a situação dos agricultores familiares, a partir do primeiro dia de outubro eles não poderão comercializar nem um produto como carne bovina, suína, caprina, ovos, mel, doces, queijo, hortaliças, polpa de frutas, entre outras sem ter a certificação do selo municipal, ficando, portanto impossibilitados de escoar a sua produção junto a cooperativa, que hoje ainda atende as escolas estaduais e municipais, na questão da merenda escolar.

Cabe a prefeitura oferecer estrutura e transporte para a fiscalização dos produtos

O entrave acontece justamente na falta de ação do poder público municipal de Apodi/RN, que mesmo estando a oitenta dias em mãos de toda documentação, da lei aprovada em 2012 ainda não encaminhou o projeto ao legislativo, e justifica junto aos agricultores familiares não ter condições de oferecer apoio logístico para manutenção da equipe que necessita apenas de uma sala, e um transporte para acompanhar nas comunidades.

Sem o SIM e sem a regularização do mesmo até o inicio do próximo mês todos os agricultores terão suas atividades paralisadas, produzirão, mas não poderão comercializar gerando um prejuízo incalculável, já que metade da população apodiense reside na zona rural e tem como principal fonte de renda a agricultura familiar.

Fonte: Josenias Freitas

3 comentários:

  1. Entao porque as entidades que tem grandes projetos não se organizam em busca do SIE ou SIF?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, caro Jair. Prefiro comentar anonimo em seu blog pois em outros não aceitam. Não por medo de dar a opinião, mas porque tudo que eu falar em verdade será interpretado como defesa de governo assim como tudo que os blogs de oposição são taxados também.
    O fato de sempre se colocar o agora é pra o povo que não tem memória. Porque os blogs em geral não colocam a verdade total. Concordo que a matéria tem fundamento, porém não é a falta do SIM hoje que está prejudicando pois tenho certeza que os blogueiros conhecem que o SIM já se arrasta por anos e as gestões não conseguem colocá-lo. Não é um fato de falta nesta gestão como sempre se coloca e se colocava na gestão passada, certamente será colocado na próxima sendo 15, 65, 40, 77, ou outro.

    ResponderExcluir
  3. Vergonha pra Apodi, uma cidade que tem um grande potencial frutífero e depende muito do SIM.

    ResponderExcluir